Ausentes na votação da privatização dos Correios, paraibanos fizeram como Pilatos

Ausentes na votação da privatização dos Correios, paraibanos fizeram como Pilatos
Foto: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o Projeto de Lei (PL) 591/2021, que trata da privatização dos Correios. A proposta, encaminhada pelo Governo em fevereiro, autoriza a exploração de todos os serviços postais pela iniciativa privada.
Dos 286 votos favoráveis, 01 teve assinatura paraibana: o deputado Hugo Motta (Republicanos).
A maior parte da bancada preferiu ficar ‘ausente’ da votação. Os deputados Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Efraim Filho (DEM), Julian Lemos (PSL), Ruy Carneiro (PSDB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Wellington Roberto (PL) e Wilson Santiago (PTB) não participaram da votação.
Foram contrários à privatização Damião Feliciano (PDT), Edna Henrique (PSDB), Gervásio Maia (PSB) e Frei Anastácio (PT).

No caso dos Correios, quem defende a manutenção da estatal diz que ela é superavitária. Somente ano passado a empresa gerou lucro superior a R$ 1,5 bilhão, argumentam.

E, convenhamos: se há lucro para o Estado, não parece razoável abrir mão dessas reservas para o mercado privado.
O tema privatização sempre provoca polêmicas, mas precisa ser enfrentado. Ausentar-se de uma discussão como essa é, tão ruim, como votar favorável à matéria.
A impressão é de que os deputados paraibanos seguiram o exemplo de Pilatos. Não foram favoráveis, mas também não votaram contra. ‘Lavaram as mãos’ para a privatização…
O texto segue agora para o Senado.