Governo estuda dar reajuste para o Bolsa Família

Proposta será encaminhada ao presidente Lula, mas ainda não há percentual de reajuste. Último aumento aconteceu em 2007.

Da Redação

Os valores pagos pelo programa Bolsa Família, do Governo Federal, deverão ser reajustados, segundo o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. O comentário foi feito nesta terça-feira (3) em Roma, onde o ministro participa da Conferência da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

O ministro disse que o governo analisa a possibilidade de aumentar o benefício. Para isso, ele deve encaminhar, ainda nesta semana, um estudo sobre o assunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O benefício sofreu uma perda, foi corroído em 5% a 6%”, disse Patrus. Os valores pagos hoje pelo Bolsa Família variam de R$ 18 a R$ 172.

Ainda não há decisão sobre o percentual de reajuste, mas o ministro destacou que é preciso manter o poder de compra dos beneficiários do programa. "O Bolsa Família tem o compromisso de assegurar, entre outras conquistas, o direito humano à alimentação", ressaltou. O último e único reajuste dado ao Bolsa Família ocorreu em 2007 e foi de 18,25%.