Barreto acusa Ricardo de ser desleal com “projeto político”

Candidato à Prefeitura de João Pessoa, ex-auxiliar de Ricardo Coutinho acusa prefeito de ser desleal com projeto político que propôs em campanha.

Phelipe Caldas

O ex-secretário Francisco Barreto (PTN), que já fez parte da gestão de Ricardo Coutinho (PSB) e hoje é um ferrenho opositor do prefeito pessoense, explicou na tarde desta terça-feira (1º) porque rompeu com Ricardo e porque resolveu ser candidato a prefeito pela coligação “João Pessoa em Mãos Limpas”. Ele disse que se manteve fiel ao prefeito enquanto fez parte da administração municipal, e que foi Ricardo quem de fato “não foi fiel ao projeto político que propôs durante a campanha”.

Barreto, que nos seis primeiros meses de 2005 passou por três secretarias municipais, ocupando espaço de destaque nos momentos iniciais da atual administração, disse também que o prefeito Ricardo Coutinho não é o “modelo de integridade” que muitos acreditam.

De acordo com o ex-auxiliar, isto fica comprovado com os favorecimentos e as trocas de favores que Ricardo realizou no período que antecedeu a definição da coligação que apoiaria o atual chefe do executivo municipal. “Ricardo Coutinho hoje detém o apoio de 19 legendas, e isto só foi possível a partir de certos acordos realizados entre ele e os líderes partidários”, declarou.

Sobre as críticas que ele teria em relação à administração propriamente dita, Barreto diz que apesar de realizar uma série de grandes obras na cidade, Ricardo Coutinho escolhe errado as prioridades. Ele cita como exemplo as alças da Beira Rio e a reforma da Feirinha de Tambaú, que segundo ele custaram muito caro, mas que não têm nenhum caráter social.

“Enquanto ele constrói uma alça por onde não passa nem mesmo um ônibus coletivo, nossa saúde está parado e as escolas municipais se resumem a ser depósitos de crianças”, criticou.

Francisco Barreto encabeça uma chapa que tem ainda o apoio de PMN e PR e tem como vice-prefeito o farmacêutico Antônio Barbosa, o Bala.