Paraíba não tem certificado de aftosa e por isso não pode exportar gado

Se não cumprir os 38 itens exigidos pelo Ministério da Agricultura até abril, Paraíba só terá nova oportunidade em 2009.

Da Redação

Gados do estado da Paraíba não estão podendo mais ser exportados para o Rio Grande do Norte, nem para Pernambuco. Segundo o presidente da Sociedade Rural da Paraíba, Josenildo Alcântara, não é porque eles estejam com aftosa, o problema é que o Estado não possui o certificado de área livre da doença.

De acordo com Josenildo, o certificado é concedido pelo Ministério da Agricultura, que segundo a legislação não permite que o Estado sem a certidão possa exportar para aqueles que têm. Hoje, a Paraíba tem um risco da doença desconhecida, e portanto está situado na zona de risco.

Quando reeleito, o governador do Estado, Cássio Cunha Lima, prometeu adquirir esse certificado. Para isso, precisam ser cumpridos 38 itens exigidos pelo Ministério da Agricultura, como por exemplo: cadastro dos pecuaristas e postes de fronteiras bem equipados.

A próxima visita do Ministério Público para avaliar esses quesitos será em abril. Até lá, se não forem cumpridos, a Paraíba só poderá continuar exportando gado para o Ceará e Piauí. Isto é, se esses Estados também não conseguirem adquirir o certificado.

Uma reunião com Cássio está marcada para o dia 29 de novembro, na Fazenda Seagro, no município de Gurinhém. Na oportunidade participarão órgãos como Emater, Coordenadoria de Defesa Sanitária, Sociedade Rural da Paraíba e Secretaria de Agricultura. O objetivo do encontro é cobrar a aceleração desse processo.