Jeová pede fiscalização de concursos com fins eleitoreiros

Deputado estadual questionou nesta terça-feira o que ele chamou de “verdadeira onda” de concursos públicos que vêm sendo realizados na Paraíba.

Da Redação

O deputado estadual Jeová Campos (PT) questionou nesta terça-feira (18) o que ele chamou de “verdadeira onda” de concursos públicos que vêm sendo realizados em vários municípios do sertão paraibano, logo após a definição do último pleito eleitoral. Na ocasião, o parlamentar petista pediu que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Estadual (MPE) façam um acompanhamento desses processos e identifiquem quais têm fins unicamente eleitoreiros.

“Com base na legalidade, é válido observar se é realmente necessário a realização desses concursos ou se eles servem apenas para fins eleitoreiros, pois o espaço público não pode ser utilizado como quintal dos gestores municipais que não conseguiram se reeleger ou não fizeram o sucessor”, destacou. Segundo ele, estas pessoas fazem “concursos vigiados” para contratar apadrinhados.

Jeová citou Pombal e Bonito de Santa Fé como alguns dos municípios onde segundo ele aconteciam esta prática. Ele ainda apontou a situação de Cajazeiras, onde o atual prefeito já realizou cerca de 100 nomeações depois de ter perdido a eleição.

“São casos como esses que mostram a necessidade de que esses órgãos fiscalizadores venham a desautorizar aqueles concursos que forem monitorados e que sejam comprovadas essas irregularidades”, complementou Jeová Campos.

Ele finalizou lembrando que os próximos gestores municipais eleitos é quem deverão fazer esse tipo de procedimento, pois na oportunidade, saberão se a receita do município cresceu para que se possa de fato dobrar o valor da folha de servidores.