Juiz confirma realização de novas eleições em município da Paraíba

Juiz da 26ª Zona Eleitoral, Fernando Brasilino Leite, confirmou a realização de novas eleições no município de São José do Sabugi, no Seridó paraibano.

Josusmar Barbosa
Do Jornal da Paraíba

O juiz da 26ª Zona Eleitoral, Fernando Brasilino Leite, confirmou a realização de novas eleições no município de São José do Sabugi, no Seridó paraibano. Ontem à tarde, o magistrado só diplomou os nove vereadores eleitos e os suplentes, em solenidade no Fórum de Santa Luzia. A partir de 1º de janeiro, a cidade será administrada pelo presidente da Câmara Municipal, a ser eleito também no início da próxima legislatura.

O pleito realizado, no dia 5 de outubro, foi anulado em virtude da impugnação da candidatura de Manoel Domiciano Dantas (PSDB) por rejeição de contas, durante o período em que administrou a cidade. Ele obteve mais de 53% dos votos contra 47% do atual prefeito José Derci de Madeiros (DEM). A candidatura de Domiciano foi indeferida pelo juiz Francisco Brasilino. Ele recorreu ao TRE, mas não obteve êxito. Depois, bateu as portas do Tribunal Superior Eleitoral, porém o recurso foi indeferido.

Segundo o juiz, decisão do TSE impede a diplomação de quem teve a candidatura impugnada e de quem não obteve mais de 50% dos votos válidos, como é o caso de José Derci. “Estou comunicando tudo sobre a diplomação ao TRE, que vai marcar a data das novas eleições”, revelou o magistrado. Brasilino adiantou que Manoel Domiciano não poderá concorrer às novas eleições, pois ele é inelegível. No entanto, o prefeito José Derci está apto para disputar o novo pleito.

Na solenidade de ontem, foram diplomados os seguintes vereadores eleitos de São José de Sabugi: Cássio Josenácio Medeiros, Francisco de Medeiros Lima, João Domiciano Dantas, Aliomar Ribeiro Souza, José Barros de Lucena, Paulo Pereira de Andrade, Joelson dos Santos Alves, Dionízio Inácio de Oliveira e Damião José dos Santos. Um deles será prefeito interino da cidade.

Na solenidade, ainda foram diplomados os prefeitos eleitos Ademir Morais (Santa Luzia), Francisco das Chagas (São Mamede), Manoel Dantas (Bom Jesus), Cosmo Simões, “Branco” (Junco do Seridó) e José Ivaldo (Várzea), bem como os vereadores e respectivos suplentes da cidade.