PCB nacional emite nota e diz que posse de Maranhão foi um erro

Comunistas reafirmam que o real desejo deles era o de que novas eleições estaduais fossem convocadas para a Paraíba.

Phelipe Caldas

O diretório nacional do Partido Comunista Brasileiro emitiu nota na tarde desta sexta-feira (20) e comentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral em cassar o agora ex-governador tucano Cássio Cunha Lima e dar posse ao peemedebista José Maranhão. Na nota, os comunistas lembram que foram eles o autor do processo de cassação, mas reafirmam que o real desejo deles era o de que novas eleições estaduais fossem convocadas para a Paraíba.

Segundo a legenda, o Comitê Central do PCB entrou com recurso contra a posse do segundo colocado nas eleições, o então senador José Maranhão, por acreditar que “o abuso de poder econômico e político contaminou todo o processo eleitoral no Estado”.

Por isto, a expectativa do partido era que fossem realizadas na Paraíba não só novas eleições para o Governo do Estado, mas também para os cargos de senador, deputado federal e deputado estadual.

A tese defendida pelo PCB, de acordo com seus diretores, era que as eleições para governador “puxavam” as demais disputas, de forma que a compra de voto por parte de candidatos ao governo interferiam também na composição para as casas legislativas.

Apesar desta discordância, o Partido diz reconhecer a decisão final do TSE.

Mas antecipa: o PCB não terá qualquer participação no novo Governo da Paraíba e se posicionará com total independência diante das ações do governador recém-empossado.