Jeová critica falta de espaço do PT nas gestões de JP e da PB

Dúvida aconteceria porque ambos ainda não deram o real espaço que o partido merecia.

Phelipe Caldas

O deputado estadual Jeová Campos (PT) declarou na tarde desta terça-feira (17), durante entrevista ao programa Paraíba Agora, da 101 FM, que o Partido dos Trabalhadores ainda não sabe em quem vai votar para governador nas eleições estaduais de 2010: se no prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB) ou se no governador José Maranhão (PMDB). A dúvida aconteceria porque ambos ainda não deram o real espaço que o partido merecia.

Ele explicou que o PT participa das duas administrações, mas nenhuma das siglas deu o devido valor ao partido. Segundo Jeová, o PT é apenas um aliado de Ricardo, enquanto que no caso de Maranhão a legenda é governo, porque teve a oportunidade de indicar o vice.

Mas de acordo com o deputado, esta condição não seria determinante, porque ainda não se sabe qual participação o seu partido terá na gestão maranhista.

“É fato que o Partido dos Trabalhadores foi subvalorizado por Ricardo Coutinho em 2008, quando ele não se dispôs nem mesmo a dialogar com os partidos aliados. Mas a verdade é que o PMDB, por sua vez, também não deu espaço suficiente a nossa legenda”, destacou.

A definição do problema, portanto, só seria resolvida a partir de 22 de novembro, quando a nova diretoria do PT será eleita pelos filiados. “Tudo o que podemos antecipar é que terá o nosso apoio majoritário quem primeiro encampar na Paraíba a eleição de Dilma para a presidência em 2010”, defendeu.

Em meio à polêmica, contudo, Jeová disse que 2009 deveria ser o ano dos políticos descerem do palanque político e trabalhar pela Paraíba. Ele lembrou que 59% do PIB da Paraíba estão concentradas hoje em João Pessoa e Campina Grande, e que por isso seria necessário políticas de descentralização da economia local.

Ele defendeu a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico, que ficasse responsável por gerir um fundo para alimentar micros e pequenas empresas das pequenas cidades paraibanas.