Luciano Cartaxo critica “parcela autofágica” do PT da Paraíba

Vice-governador diz que parcela do PT não sabe aproveitar o momento histórico vivido pelo Governo Lula e tenta tumultuar relação com o Governo Maranhão.

Phelipe Caldas

O vice-governador Luciano Cartaxo (PT) mandou um aviso nesta quinta-feira (26), em entrevista à Rede Paraíba Sat, à parcela do Partido dos Trabalhadores que critica sua postura dentro do Governo da Paraíba. Ele disse que não vai entrar em rota de colisão com o governador José Maranhão, nem vai entrar nas picuinhas promovidas por quem tenta tumultuar o ambiente político do novo Governo.

De acordo com Cartaxo, uma “parcela autofágica” do PT é especialista em derrubar as lideranças políticas do partido, o que segundo ele é extremamente negativo. “Não estamos sabendo aproveitar o momento propício que nós temos no cenário nacional. Enquanto o Governo Lula é campeão de aprovação, o PT da Paraíba continua sem crescer”, destacou.

Para o vice-governador paraibano, portanto, “o PT paraibano perdeu seis anos de Governo Lula e corre o risco de não aproveitar o momento histórico de ocupar uma vice-governadoria”.

Ele justifica sua opinião dizendo que uma parcela da legenda não vê com bons olhos uma aproximação com o atual governo, mas ao invés de admitir isto fica tentando criar atritos entre Cartaxo e Maranhão.

Em relação a algumas críticas de petistas sobre a suposta figura decorativa que ele representaria no Governo, o vice-governador disse que vai continuar sendo um colaborador de Maranhão e que não vai pressioná-lo na indicação de cargos. “Esta é uma prerrogativa exclusiva do governador”, resumiu.

E alerta. “Se eles estão pensando que vão conseguir fazer intriga entre eu e o governador José Maranhão, eles estão redondamente enganados. E se insistirem neste projeto, vão perder tempo durante os próximos dois anos”, destacou Luciano. “De toda forma, prefiro não polemizar com algumas falas infelizes”, completou.

Apesar de Luiz Couto (presidente estadual do PT) ser um dos que defendem um afastamento do PT com o Governo Maranhão, Cartaxo se apressa em dizer que sua fala não é uma referência direta ao parlamentar, que ao contrário de alguns estaria sendo claro nas opiniões que defende.

Sobre os atritos entre o prefeito Ricardo Coutinho e o governador José Maranhão, o vice-governador admite que existe uma clara disputa por espaços no cenário político paraibano, mas que não necessariamente significa um rompimento definitivo entre ambos.