Projeto de Lei institui doações voluntárias para Hospital Laureano

Bira (PSB) apresentou Projeto de Lei que autoriza Poder Executivo a instituir doação voluntária dos salários dos servidores públicos ao Hospital Napoleão Laureano.

Da Assessoria

O vereador Bira (PSB), apresentou nesta terça-feira (31) Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o programa de incentivo à doação voluntária dos centavos da remuneração dos servidores municipais, prestadores de serviços e comissionados da prefeitura e da Câmara Municipal de João Pessoa para o tratamento do câncer pelo Hospital Napoleão Laureano.

De acordo com o projeto de lei, os servidores municipais poderão doar voluntariamente os centavos do salário, que custam no máximo R$ 0,99 centavos, para a conta especifica da Fundação Napoleão Laureano de Combate ao Câncer da Paraíba.

Bira lembrou que realizou uma visita ao hospital acompanhado do diretor do hospital, João Batista Simões, eonde conheceu as instalações e os setores da instituição referentes ao tratamento do câncer e tomou conhecimento de uma iniciativa semelhante proposta pelo deputado Branco Mendes que foi aprovada no ano passado pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo então governador Cássio Cunha Lima.“95% das instituições de tratamento do câncer no país são hospitais filantrópicos, o que demonstra a dificuldade na obtenção de recursos diante de um tratamento complexo e caro”, destacou Bira.

O Hospital Napoleão Laureano foi fundado em 24 de fevereiro de 1962 como entidade filantropica e sem fins lucrativos que se dedica a nobre e árdua missão de tratar os pacientes com câncer de todo o Estado da Paraíba. Para se ter um noção da importância do hospital em 2008 foram realizados 239 290 procedimentos, sendo 219.689 (91,8%) pelo Sistema Única de Saúde (SUS), 8.386 (7,7%) de convênios e 1.215 (0,5%) particular.

João Batista ressaltou que os centavos doados não vão fazer falta a nenhum funcionário , mas ajudará muito os pacientes portadores de câncer de todos os municípios do Estado, principalmente aos mais carentes e que precisam viajar para a Capital para obter um tratamento de qualidade.

O vereador Bira justificou que os recursos da Fundação Laureano são oriundos de convênios e doações para garantir o seu funcionamento e o tratamento de pessoas com câncer. Ele acrescentou que diante da complexidade deste tipo de tratamento é importante que cada servidor doe de forma voluntária os centavos do salário, que representa pouco individualmente, mas com a adesão de todas as pessoas será bastante relevante para a continuidade das obras e serviços prestados pelo Hospital Napoleão Laureano.

O vereador socialista acrescentou que a Prefeitura, a Câmara Municipal e a diretoria do Hospital Laureano aprovaram e a iniciativa e não tem duvidas que os servidores também irão colaborar com o programa. “Vamos realizar uma campanha de sensibilização dos servidores para participarem desta corrente positiva contra o câncer”, explicou.