Vereadores se reúnem para discutir metrô para Grande JP

Estarão presentes os prefeitos de Bayeux, Santa Rita, cabedelo, Conde, Caaporã, Lucena e Cruz do Espirito Santo. Sessão especial foi proposta por Tavinho Santos.

Da Redação
Com informações da Assessoria de Imprensa da CMJP

Presidentes e vereadores de Câmaras de oito cidades que compõem a região metropolitana de João Pessoa se reunem em sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, às 10h30 da manhã. Eles vão discutir parcerias e realizações de projetos em conjunto nas áreas de educação, saúde, transporte, turismo. 

Na sessão, Tavinho Santos (PTB), autor da proposta e líder do prefeito Ricardo Coutinho na Câmara Municipal de João pessoa, vai lançar o ‘Parlamento Metropolitano’ e o ‘Fórum Permanente da Região Metropolitana’, que terão o objetivo de debater temas comuns nas Casas Legislativas dos municípios envolvidos.

Estarão presentes os prefeitos de Bayeux, Santa Rita, cabedelo, Conde, Caaporã, Lucena e Cruz do Espirito Santo. Também foram convidados para a sessão os representantes da Superintendência de Transporte e Trânsito da Capital (STTrans), do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), do Sindicato de Transporte de João Pessoa, da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Transportes

A discussão da Região Metropolitana da Capital tem como ponto de partida a implantação da integração nos transportes públicos (bilhetagem eletrônica e integração temporal) nos municípios que compõem a Grande João Pessoa. A integração teve início há poucas semanas com a assinatura de um protocolo de intenções entre o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, e os demais prefeitos da região.

“Vamos discutir, como agentes políticos, assuntos que possam melhorar nossas cidades”, prevê Tavinho, acrescentando: “Estamos vivenciando um momento histórico, porque estamos vendo vontade política para a instalação de vez da Região Metropolitana de João Pessoa”.

Metrô

Ainda em relação aos transportes de massa, Tavinho ressalta a importância da instalação na cidade de João Pessoa do metrô de superfície, com a total integração dos ônibus urbanos com o transporte de trens de passageiros. Com a malha ferroviária já existente e a construção de novos ramais, além dos investimentos público-privado, pode-se integrar o transporte de trem da região Norte com as regiões Sul e Oeste da cidade.

Em relação à idéia do metrô de superfície na cidade, Tavinho diz que esse meio de transporte é uma necessidade urgente. “Temos que lutar por esse transporte de massa”.

Reunião com o TCE

Já na sexta-feira (3), o Tribunal de Contas do Estado vai reunir prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais de toda a Paraíba, para uma orientação sobre os efeitos diretos e indiretos da crise nos diversos setores da sociedade. Além disso, os prefeitos serão orientados sobre obrigatoriedade da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, além do Plano Plurianual
para o período de 2010 a 2013.