Suplentes do PSB vão pedir mandato de deputados dissidentes

Após desfiliações, PSB decide pedir na Justiça Eleitoral os mandatos dos deputados dissidentes. "Não vamos perdoar ninguém", disse advogado do partido.

Maurício Melo

Os suplentes Alexandre Urquiza, Tonquinho de Sousa, Fuba, Zé Willians e Bonifácio Rocha, do PSB, vão pedir na Justiça Eleitoral os mandatos dos deputados que deixaram o partido. Quem confirmou a pretensão, foi o advogado do Partido Socialista Brasileiro, Ricardo Sérvulo, nesta quinta-feira (1º).

Após a onda de desfiliações no PSB, quando deixaram o partido, Marcondes Gadelha, Leonardo Gadelha, Guilherme Almeida, Carlos Batinga e Manoel Júnior, ficou decidido que os suplentes devem pedir na justiça os mandatos dos dissidentes eleitos no último pleito. "A decisão foi não perdoar ninguém", disse Sérvulo.

Segundo Sérvulo, não está descartada a possibilidade de o partido também entrar com o pedido de perda de mandato dos deputados que deixaram a legenda, mas que o pedido deve ser feito prioritariamente pelos suplentes.

Ele aproveitou a entrevista para esclarecer o que foi dito pela executiva nacional do PSB em relação à saída do deputado federal Manoel Júnior do partido. "Diferente do que foi publicado, o PSB não liberou a saída do deputado. O que a executiva disse é que se estiver de acordo com os ditames legais, há problema. Entretanto, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir se esta saída aconteceu dentro das normas ou não".

Assim, todos os deputados que deixaram o partido do atual prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), terão seus mandatos pedidos e, potencialmente, correm o risco de perdê-los. "Tudo depende ainda da filiação deles em outro partido para que possamos dar início ao processo na Justiça Eleitoral", contou o advogado.