Veneziano preside aula inaugural do Projovem Adolescente

Projovem deve promover o retorno e a permanência dos jovens adolescentes na escola, e garantir proteção social básica e assistência às famílias.

Da Codecom-CG

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo e o secretário de Assistência Social, Robson Dutra presidem nesta segunda-feira, dia 1º, a partir das 9h, no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), a aula inaugural do Projovem Adolescente.

Na ocasião, o Prefeito Veneziano Vital, além das boas vindas aos jovens pela entrada no programa, vai ainda mostrar a evolução das políticas públicas para a juventude na cidade.

Por sua vez, o secretário Robson Dutra vai explicar como funciona o Programa e a sua importância no desenvolvimento das atividades elaboradas pela equipe pedagógica.

O Projovem Adolescente, executado pela Prefeitura de Campina Grande Fortaleza, em parceria com o Governo Federal, objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, além de criar condições para a inserção, reinserção e permanência dos beneficiados no sistema educacional.

Atualmente, o Programa de Campina Grande atende uma demanda de 2.500 jovens de 15 a 17 anos, divididos em 55 coletivos (turmas) e que sejam membros de famílias beneficiadas pelo ‘Bolsa Família’ ou que são egressos de programas de proteção social e combate à exploração sexual, além de jovens cujas famílias vivam em situação de extrema pobreza e em circunstâncias de vulnerabilidade social.

O ProJovem Adolescente vai oferecer atividades que desenvolvam as potencialidades de seus participantes e que estimulem não só o convívio familiar, como também a participação cidadã. Temas culturais, ambientais e noções sobre a questão do trabalho também serão abordados, entre outros.

O novo serviço terá duração de 24 meses e será executado com a assessoria dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), parte deles co-financiada pelo MDS. Cada adolescente receberá uma bolsa de R$ 30 por mês em um período de 2 anos, podendo participar mais de um adolescente da mesma família.

Para o secretário Robson Dutra, o Projovem é um processo natural com o compromisso de atender os adolescentes com os kits de fardamento, material didático, entre outros benefícios, além de promover o retorno e a permanência dos jovens adolescentes na escola, e garantir proteção social básica e assistência às famílias.