Arthur Cunha Lima renuncia presidência da AL-PB e toma posse no TCE

Arthur Paredes Cunha Lima (PSDB) tomou posse no final da tarde desta terça-feira (4) na vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Da Redação com Assessoria

Em solenidade realizada durante sessão extraordinária, Arthur Paredes Cunha Lima (PSDB) tomou posse no final da tarde desta terça-feira (4) na vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em substituição a José Marques Mariz, que se aposentou em abril deste ano. Para exercer a nova função, o advogado renunciou ao cargo de deputado estadual e à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB), que passa a ser conduzida pelo deputado Ricardo Marcelo (PSDB). 

A solenidade de posse ocorreu no plenário Ministro João Agripino, horas depois de Arthur renunciar ao mandato de deputado e à Presidência da Assembléia Legislativa. Num discurso emocionado, ele agradeceu aos amigos, familiares e eleitores que lhe deram o mandato de deputado, além de considerar encerrada sua missão no Poder Legislativo. “Chego aqui de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido (na Assembléia Legislativa)”, sustentou.

Eleito no dia 15 de abril, após vencer a disputa da vaga com o deputado Trócolii Junior (PMDB), por 22 a 14 votos, respectivamente, Arthur Cunha Lima aguardava até esta segunda-feira (3) a aprovação da indicação do seu nome para o cargo. A espera foi em respeito ao Regimento Interno do TCE, que prevê um intervalo mínimo de 24 horas entre a aprovação do nome pelo Pleno e a posse, que ficou a cargo do novo conselheiro. 

Renúncia

A carta-renúncia do novo conselheiro referente aos exercícios parlamentares na Assembleia Legislativa foi lida pelo primeiro vice-presidente, o deputado Ricardo Marcelo (PSDB). O parlamentar, que ocupava interinamente a presidência, foi empossado oficialmente e deve permanecer no cargo até 31 de janeiro de 2011, prazo para o término da 4ª sessão legislativa.

Em seu discurso, Ricardo Marcelo saudou o ex-presidente Arthur Cunha Lima e destacou que sua posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado “é motivo de orgulho” para Assembleia Legislativa. “Rechaço, de pronto, qualquer que seja a tentativa de dúbias comparações entre a gestão que se inicia com a honrada passagem do hoje conselheiro Arthur Cunha Lima por esta Casa, por esta Presidência”, afirmou.
 
O presidente Ricardo Marcelo enfatizou que tem consciência do desafio de presidir o Poder Legislativo. “Ciente da responsabilidade que me aguarda, não posso negar aos meus pares que tenho meu estilo próprio, minha marca pessoal e minhas convicções, das quais não abrirei mão um só milímetro”, declarou.

Além da reestruturação da presidência, a mesa também homologou a renúncia do mandato de Arthur Cunha Lima à deputado estadual. Com a vacância do cargo, foi empossado como deputado estadual efetivo o parlamentar Roberto Pedro Medeiros (PSDB). Quem também assumiu mandato foi o agora primeiro suplente Ricardo Barbosa (PSB), que ocupa a vaga deixada por Dunga Júnior (PTB), atualmente secretário de Articulação Política da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Atualizada às 19h.