Ricardo Marcelo é reeleito na AL e lideranças de partidos anunciadas

Deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, com 34 votos. Sessão ainda define algumas lideranças. Veja.

Inaê Teles
Com informações de Jhonathan Oliveira

O deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, com 34 votos, durante votação na manhã desta terça-feira (1º). Dois votos foram nulos, um deles foi de Tião Gomes, que anunciou publicamente sua posição. A Sessão aconteceu logo após a cerimônia de posse dos novos deputados da Casa.

Algumas lideranças já foram definidas. Gervásio Maia fica no comando do PMDB, Anísio Maia na liderança do PT, Domiciano Cabral no DEM, Léa Toscano no PSB.  O PTN, PPS e PDT formaram um bloco que será comandado por Jandhuy Carneiro.

A nova mesa diretora é composta por Ricardo Marcelo (PSDB) na presidência; Edmilson Soares (PSB) como 1° vice-presidente; Trócolli Júnior (PMDB), como 2º vice; Luciano Cartaxo, 3ª vice; Janduhy Carneiro (PPS), como 4º vice. A chapa tem ainda na sua formação: Branco Mendes (DEM) para a 1ª Secretaria; 2ª Secretaria, Arnaldo Monteiro (PSC). Como suplentes, foram escolhidos os deputados estaduais Aníbal Marcolino (PSL), Daniela Ribeiro (PP), Caio Roberto (PR) e André Gadelha (PMDB).

Ricardo Marcelo é reeleito na AL e lideranças de partidos anunciadas

Os 36 deputados estaduais da Paraíba tomaram posse nesta terça durante uma sessão simples. Sem discurso, a cerimônia contou com o juramento coletivo dos políticos, que aconteceu do próprio plenário, e a assinatura do termo de posse.

Ao assumir o primeiro biênio da atual legislatura, Marcelo já adiantou que vai propor a redução do número de honrarias e a definição de critérios mais rigorosos para concessões de medalhas.

No discurso

Em seu discurso Ricardo Marcelo defendeu a unidade da classe política em favor da aceleração do desenvolvimento do Estado. “A Assembleia será fundamental na retomada desse crescimento. Legislativo e Executivo tem de seguir lado a lado, ombro a ombro”, disse.

O deputado estadual disse que a nova gestão da Assembleia, juntamente com todos os deputados, será desafiada a cada momento pela eficiência e também pela produtividade do trabalho parlamentar. “ Esta em nossas mãos a chance de iniciarmos um novo capítulo na história política da Paraíba”, destacou.

Ricardo ressaltou que desde que assumiu a presidência, em maio de 2010, sempre trabalhou buscando o fim dos conflitos internos na Casa e “inaugurou um novo tempo de relacionamento entre os Poderes”. Ele destacou que a Assembleia tem que ser um só Poder. “Não podemos perder tempo em divergências fúteis, paroquiais e improdutivas, que levam do nada ao lugar nenhum”, afirmou.

O presidente enfatizou que, a partir de agora, é presidente de todos os 36 deputados estaduais. “Todos os senhores e senhoras deputados e deputadas, em alguma medida, concorrem a partir de agora para garantir aos cidadãos paraibanos uma participação mais direta no processo legislativo”, afirmou .Ele agradeceu aos que lhe apoiaram e disse que graças a eles foi possível se chegar à uma candidatura de unidade.

Em seu discurso Ricardo Marcelo também convocou a primeira reunião do colegiado de líderes para a próxima terça-feira (8). Ele informou que na ocasião será discutida a questão da redução de honrarias no Legislativo.

Ricardo Marcelo prometeu que a Mesa oferecerá cursos de qualificação e treinamento para os servidores efetivos e que vai trabalhar para a realização de concurso público, especialmente para preencher as lacunas nas áreas de técnica legislativa e na Procuradoria Jurídica. “Essa otimização na prestação da assessoria está diretamente ligada ao processo parlamentar”, disse.

Outro ponto destacado pelo presidente foi o do processo de transparência. Segundo ele, a digitalização de todos os processos administrativos, que já foi iniciada no ano passado, acabará com o uso do papel e permitirá a publicação de todos os atos na internet. “Estou ciente de que a transparência é a meta a ser perseguida. É a exigência imediata da sociedade, assim como é a cobrança pela harmonia, dentro e fora da Assembleia”, observou.