PB é destaque nacional por desequilíbrio nas despesas com o funcionalismo

Edição online do jornal “Folha de São Paulo” traz a Paraíba como a situação mais grave do País em relação aos problemas na folha de pagamento do Estado.

Da Redação

A Paraíba foi destaque nesta segunda-feira (14) na edição online do jornal Folha de São Paulo. Na matéria sobre o descontrole nas contratações e na concessão de reajustes ao funcionalismo, foi dito que a Paraíba tem a “situação mais grave”.

Segundo a reportagem, o Estado emprega cerca de 110 mil servidores, entre os quais 6,3 mil são cargos de livre nomeação. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, além de ter que demitir funcionários, o Estado deixará de receber repasses federais. O governador Ricardo Coutinho (PSB) herdou uma folha de pagamento que consome 55,41% da receita corrente líquida, de acordo com o último relatório de gestão fiscal encaminhado ao Tesouro Nacional.

O jornal também destaca como “medidas radicais” o desligamento dos 40% de cargos comissionados, o corte de 50% das gratificações e a não renovação de contratos com prestadores de serviços, que o governador Ricardo Coutinho realizou para amenizar o problema da folha do Estado. Porém, apesar disso, a redução foi de apenas 7% nas despesas e o gasto com servidores ainda está alto.

Além da Paraíba, também são citados mais quatro estados em que os governadores que assumiram estão impedidos de nomear servidores e de dar aumentos por conta do desequilíbrio nessas despesas: Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Alagoas. Segundo o jornal, Paraná, Acre e Tocantins também estão próximos de ultrapassar esse limite.