Ricardo empossa secretários para Administração Penitenciária

Harrison Targino assume o lugar de José Alves Formiga como secretário da pasta. Já o ex-vereador José Bernardino assume a secretaria executiva no lugar do sargento Denis.

Da Redação
Com Secom-PB

O novo secretariado de Estado da Cidadania e Administração Penitenciária tomou posse na tarde desta sexta-feira (8), nas dependências do Palácio da Redenção, em João Pessoa. O advogado Harrison Targino assume a vaga de secretário da pasta no lugar de José Alves Formiga e o ex-vereador de Santa Rita José Bernardino toma posse como secretário executivo, no lugar do sargento Denis Soares dos Santos.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho agradeceu aos ex-secretários José Alves Formiga e sargento Denis pelo trabalho desenvolvido e ressaltou as dificuldades que o sistema prisional no Brasil apresenta. Para ele, é preciso avançar em educação e construir um programa de re-socialização, para garantir a recuperação dos apenados.

“Cabe ao Estado produzir ações para o cumprimento da pena que a justiça impôs, mas com respeito e organização. O Estado enfrenta superlotação, com 9,5 mil apenados, e precisamos mudar essa lógica. Nossa reunião com o Ministro da Justiça foi para que o Governo Federal possa trabalhar conosco nesta empreitada. Temos a responsabilidade de continuar dando a estes indivíduos o tratamento que merece um ser humano. O Sistema Penitenciário não pode bestializar os apenados”, disse o governador.

Ricardo empossa secretários para Administração PenitenciáriaO secretário Harrison Targino agradeceu a indicação do governador Ricardo Coutinho e frisou que pretende estabelecer diálogo com a sociedade civil. Segundo ele, sua missão é fazer do sistema carcerário uma ferramenta que valorize as famílias e as pessoas. Segundo ele, uma estratégia será o aumento das vagas, adequando a quantidade de vagas à quantidade de apenados.

“Buscamos parcerias com o Poder Judiciário, com as Secretarias de Educação e Saúde, e com a sociedade civil. Dentro da nossa pauta de propostas estão a implementação das videoconferências em presídios e o monitoramento eletrônico. Nossa intenção é diminuir a massa carcerária do Brasil, que ocupa o terceiro lugar no ranking mundial”, salientou Targino.

Ricardo empossa secretários para Administração PenitenciáriaDe acordo com o novo secretário executivo, José Bernardino, o pedido do governador é que melhorias sejam desenvolvidas em prol do sistema penitenciário. Para ele, é preciso analisar o momento atual da administração penitenciária e colaborar com o secretário Harrison Targino para que as metas propostas sejam alcançadas.

“Temos informações adquiridas ao longo das informações geradas pela imprensa local. Nada muito aprofundado. Ainda estamos nos inteirando das dificuldades e sucessos da pasta, para estabelecer as metas necessárias para o benefício do Sistema Penitenciário paraibano”, declarou.