PSDB aguarda ‘conciliação’ entre Cássio e Cícero para decidir futuro

Mandato do diretório estadual foi prorrogado para que os dois cheguem a um acordo. Enquanto isso não acontecer o partido afirmou que não vai realizar convenção estadual.

Jhonathan Oliveira

A briga entre o senador Cícero Lucena e o ex-governador Cássio Cunha Lima pelo comando do PSDB paraibano deve durar pelo menos mais 90 dias. O mandato do diretório estadual, que é presidido por Cícero, foi prorrogado pela Executiva Nacional. A prorrogação foi feita para que os dois cheguem a um entendimento sobre quem vai presidir a legenda nos próximos anos, enquanto isso não acontecer os tucanos da Paraíba não vão realizar a convenção estadual.

De acordo com o secretário geral do PSDB na Paraíba, João Fernandes, o objetivo da prorrogação é “o restabelecimento da união partidária”. Ele disse que Cássio e Cícero vêm conversando, mas até agora não chegaram a um consenso. “Eu pedi que esse mandato fosse esticado, porque os dois ainda não conseguiram se entender e em função disso nós não conseguimos realizar a convenção estadual que estava marcada para o dia 22 de maio”, disse.

João destacou que Cícero e Cássio possuem a mesma importância para o PSDB, mas que é necessário que eles se entendam para encerrar o racha presente no partido desde as eleições de 2010, quando parte da sigla apoiou o governador Ricardo Coutinho (PSB) e parte José Maranhão. “Enquanto não existir um acordo entre eles nós não faremos a convenção”, disse.

Através de sua página no Twitter, Cássio disse que o partido está insistindo no caminho do diálogo para as soluções das divergências e destacou também que a Paraíba foi um dos poucos estados que ainda não realizou convenção. “Com a prorrogação teremos tempo para os entendimentos necessários e realização das Convenções Municipais e em seguida a Estadual”, postou o ex-governador no microblog.

Entretanto, a convenção nacional do PSDB, que será realizada neste sábado (28), pode acabar minimizando a crise no ninho tucano paraibano. Isso porque, de acordo com a mídia nacional, Cássio é um dos cotados para assumir uma vaga na nova Executiva da sigla. Se isso ocorrer Cícero continuaria tranquilo na presidência. “É plenamente possível Cássio assumir uma vaga na Executiva do partido”, afirmou João Fernandes.