Deputado da PB é pivô de manobra que tira da oposição fiscalização da Copa

Novo grupo de trabalho, aprovado após muito bate-boca,coloca fiscalização dos gastos como responsabilidade da bancada governista.

Phelipe Caldas
Com informações da Folha Online

O deputado federal paraibano Wellington Roberto (PR) foi o pivô de uma manobra que causou muita confusão nesta terça-feira (12) na Câmara dos Deputados. Ele foi autor de um requerimento que criava um grupo de trabalho para fiscalizar os investimentos públicos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas Rio 2016 e que na prática retira esta prerrogativa da bancada de oposição.

O novo grupo de trabalho, aprovado após muito bate-boca, vai ficar subordinado à Comissão Mista de Orçamento, que hoje é presidida por um outro paraibano, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), também aliado da presidente Dilma Rousseff (PT).

Antes, no entanto, esta era uma responsabilidade do Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle de Execução Orçamentária, que é presidido pelo PSDB, que agora perde esta importante prerrogativa.

"Para mim é não é um grupo de trabalho, mas um grupo de poder", criticou Domingos Sávio, do PSDB mineiro.

Wellington Roberto reagiu com gritos às críticas da oposição e pediu que se respeitassem os futuros integrantes do grupo de trabalho (que será formado por três senadores e cinco deputados federais).