Cruz Vermelha garante que diretores do Trauma serão mantidos nos cargos

Secretaria de Saúde e Cruz Vermelha explicaram nesta quarta-feira (13) detalhes do contrato de administração do Trauma de João Pessoa.

Jhonathan Oliveira

A Secretaria de Saúde do Estado e a Cruz Vermelha explicaram na manhã desta quarta-feira (13) os detalhes do contrato de gestão pactuada para a administração do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Em entrevista coletiva o secretário de saúde, Waldson Souza, e o consultor da organização social, Edmon Silva, informaram que a Cruz Vermelha já está gerenciando a unidade desde a última sexta-feira (8). Eles também garantiram que todos os funcionários que trabalham no hospital, inclusive os diretores que foram exonerados, serão contratados

O secretário de Saúde disse que o principal objetivo do contrato com a Cruz Vermelha é a melhoria do serviço que é prestado no Trauma. Ele informou também que o acordo é baseado em metas e as principais delas é aumentar o número de realização de cirurgias e dobrar o número de atendimentos emergenciais.

O consultor da Cruz Vermelha, Edmon Silva, destacou que já está trabalhando no projeto do Trauma há cerca de um mês. Sobre a situação dos funcionários ele garantiu que todos serão contratados pela organização social.

Ele explicou que a regra se aplica também aos diretores que foram exonerados na última semana, e que os mesmos só não continuaram nos cargos se não quiserem. “Se eles quiserem, eles vão permanecer. Caso não queiram serão substituídos por  gente do próprio hospital”, disse. Ele adiantou, porém, que a atual diretora geral do Trauma, Fabiana Fernandes, já adiantou que não quer continuar.

Ainda sobre a administração do hospital, Edmon disse que a partir de agora será montado um conselho diretor para gerir o Trauma. De acordo com o consultor, o conselho será formado por ele, pelos diretores da unidade e pela Secretaria de Saúde.

Edmon destacou que o projeto da Cruz Vermelha é transformar o Trauma em um hospital de referência. “Só precisamos ajeitar algumas coisas para conseguirmos isso”, acrescentou. O representante da entidade disse que apesar dos poucos dias na unidade já e possível ver alguns avanços. “Hoje não temos pacientes nos corredores”, garantiu.

Críticas

Durante a entrevista coletiva, o secretário Waldson Souza também comentou as críticas que a oposição vem fazendo contra o projeto de gestão pactuada. Ele disse que encara o fato com naturalidade.

“Não há como ser diferente. Se você fizer a melhor intervenção do mundo, a oposição fará críticas. Eles não têm a capacidade de sentar na mesa e debater propostas”, disse .