Governador volta a exonerar diretores do IEP e do Lyceu Paraibano

Escolas ganharam destaque após seus alunos realizarem uma série de protestos contra a exoneração dos diretores eleitos através de voto direto.

Jhonathan Oliveira

O governador Ricardo Coutinho (PSB) exonerou, nesta sexta-feira (12), os diretores que ele havia nomeado para o Instituto de Educação da Paraíba e para o Lyceu Paraibano. As duas escolas ganharam destaque após seus alunos realizarem uma série de protestos contra a exoneração dos diretores eleitos através de voto direto. A saída dos diretores foi publicada na edição desta sexta do Diário Oficial do Estado.

De acordo com o ato do governador, Maria Eliane Vasques de Figueiredo, que estava ocupando a direção do Lyceu e suas duas vice-diretoras entregaram os cargos. Elas haviam sido nomeadas em junho após a exoneração da antiga direção que era comandada por Abraão Alves de Carvalho, que acabou causando a revolta dos estudantes. Os alunos fizeram protestos e algumas reuniões com o Governo, eles alegavam que os diretores tinham sido eleitos pelo voto direto e não podiam ser retirados dos seus postos. Em sua defesa a Secretaria de Educação alegou que foram encontradas irregularidades no processo eleitoral.

Já a direção do IEP, foi exonerada por decisão do governador. Maria de Fátima Nóbrega Sousa assumiu o cargo em abril em situação semelhante a do Lyceu Paraibano. Na ocasião os estudantes da unidade também realizaram protesto. Eles chegaram inclusive a acusar a polícia de agir com força bruta durante manifestação.

O secretário de Educação, Afonso Scocuglia, disse que as exonerações fazem parte de um processo de diálogo que foi feito com as comunidades das duas escolas, quando os outros diretores foram tirados dos cargos. Ele informou que foram ouvidas e respeitadas as reivindicações “instituindo os processos eleitorais para a direção desses estabelecimentos de ensino que ocorrerão neste segundo semestre”. De acordo com ele, até realização das eleições serão indicados substitutos pela comunidade escolar para dirigir as escolas.

Atualizada às 12h40min