Secretária de JP diz que cumpre orientação

A secretária da Administração da Prefeitura de João Pessoa, Laura Farias, afirmou que a gestão municipal vem cumprindo a recomendação do MP no que se refere à realização de concursos, para substituir os servidores contratados. E, segundo ela, o aumento verificado no número de servidores temporários em 2011 se deve às substituições de pessoal na área da Educação, bem como ao ritmo de investimentos da gestão municipal, com abertura de novos serviços nas áreas de Educação e Saúde, como escolas, creches, unidades de saúde etc.

Como exemplo, a secretária citou a recente municipalização da merenda, que vinha sendo fornecida por empresa terceirizada – SP Alimentação. Ela disse que o município de João Pessoa teve que contratar merendeiras. “Cada escola que aumenta e cada serviço de saúde que aumenta infelizmente tem que se abrir contratação”, disse ela.

Na semana passada, a Prefeitura divulgou o edital de convocação dos últimos candidatos aprovados no concurso público para o magistério realizado em 2007. Ao todo, foram nomeadas e convocadas 273 pessoas classificadas no concurso. Nesse edital foram convocados profissionais das áreas de serviço social, psicologia e professores da educação básica I e II. Foram chamados quatro assistentes sociais, seis psicólogos, 48 professores de artes cênicas, 19 de artes visuais, dois de ciências, 50 de educação física, seis de geografia, 11 de música e 127 professores da área de educação básica I.

Laura Farias disse, ainda, que já estão sendo feitos estudos para saber quais áreas estão necessitando de servidores. Já foram anunciados concursos para a Guarda Municipal e para a STTrans, mas ainda não existe previsão de data. Para Laura, as ações perdem parte do objeto em virtude da realização dos concursos. “Os concursados estão sendo chamados à medida que está se levantando as vagas”, disse.