Congresso revela índice nacional de faltas

O site Congresso em Foco mostrou que, no ano passado, 23 deputados e quatro senadores deixaram de comparecer a mais de um terço dos dias reservados a votações. Os que mais deixaram faltas sem justificativa foram o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) e o senador Magno Malta (PR-ES). Contudo, os campeões de falta foram a deputada Nice Lobão (PSD-MA) e o senador Lobão Filho (PMDB-MA), esposa e o filho do ministro de Minas e Energia, o senador licenciado Edison Lobão (PMDB), que atribuíram suas ausências a problemas de saúde.

No período citado, os parlamentares mais ausentes nas votações do Congresso acumularam 1.240 faltas. Destas, 1.135 foram justificadas e 105 faltas deles deveriam resultar em algum desconto nos subsídios dos parlamentares. Dos 584 deputados que exerceram o mandato em algum período, apenas 13 (2,2%) compareceram a todos os 107 dias com sessão de deliberação.

No Senado, ninguém registrou 100% de presença nas sessões deliberativas. Os motivos apresentados para justificar as ausências vão desde tratamento de saúde até compromissos políticos e partidários, sem deixar e lado as atividades externas do Congresso.