TRE-PB reprova contas de campanha de José Maranhão

Cinco juízes votaram pela reprovação. Advogado vai recorrer e acredita na candidatura do ex-governador.

O ex-governador José Maranhão (PMDB) teve as contas da campanha de 2010 reprovadas na noite desta terça-feira (3) pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A decisão foi tomada em harmonia com o parecer do Ministério Público.

Para pedir a reprovação das contas, o relator João Batista Barbosa argumentou que uma dívida de R$ 4 milhões, assumida pelo PMDB, não havia sido paga. Além disso, ele chamou atenção para outra dívida de R$ 45 mil em pagamentos que não circularam na conta de campanha, o que pode configurar caixa dois.

O juiz Miguel de Britto Lyra Filho votou de acordo com o texto do relator e os juízes João Bosco Medeiros, Silvio Pelico Porto FIlho e José Di Lorenzo Serpa concordaram apenas com o último ponto. O juiz Márcio Accioly de Andrade absteve-se de votar.

O advogado Fábio Britto, disse que deve recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e, por isso, acha remota a possibilidade de o ex-governador não disputar as eleições municipais em 2012. Ele foi escolhido pelo PMDB como pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa. De acordo com decisão do TSE, os políticos que tiveram a prestação de contas de campanha de 2010 rejeitada pela Justiça Eleitoral não poderão concorrer às eleições deste ano.