Registrada primeira chapa para disputar a UEPB

Professora Mônica Maria Pereira da Silva inscreveu ontem a primeira chapa para a Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba.

A professora Mônica Maria Pereira da Silva inscreveu ontem a primeira chapa para a Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba. Ela terá como candidato a vice-reitor o professor Ranieri Ferreira Torres, do Departamento de Filosofia. Hoje, devem se inscrever mais três chapas. A consulta prévia está marcada para o dia 16 de maio, nos oito campi da UEPB.

Mônica possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1990), Especialização em Educação Ambiental (1995), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual da Paraíba e integra os programas de Pós-Graduação em Recursos Naturais/UFCG e Ciências e Tecnologia/UEPB.

Hoje à tarde, o pró-reitor de Planejamento, Rangel Júnior, vai se inscrever. Ele tem o apoio da atual reitora Marlene Alves. A outra chapa será encabeçada pelo presidente da ADUEPB (Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba), José Cristóvão de Andrade. A quarta candidata à Reitoria deverá ser a a ex-pró-reitora de Graduação, Eliana Maia.

Mais de 20 mil pessoas, entre professores efetivos, servidores técnico-administrativos e alunos estão aptos a votar. A votação de cada segmento universitário terá peso proporcional, ou seja, os votos dos docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes representarão 1/3 cada um.

DISPUTA
Quatro professores podem concorrer ao cargo de reitor. O pró-reitor de Planejamento, Rangel Júnior, será o candidato do grupo da reitoria Marlene Alves. A oposição interna está dividida entre três postulantes: a ex-pró-reitora de Graduação Eliana Maia; o presidente da ADUEPB (Associação dos Docentes da Universidade estadual da Paraíba), José Cristóvão de Andrade; e Valderi Duarte Leite.