Após derrota, Planalto vai analisar tema com serenidade

Expectativa é que Dilma vete boa parte do texto da Câmara, em particular os dispositivos que cedem demais ao agronegócio.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou na manhã de ontem que a presidente Dilma Rousseff vai analisar com sangue frio e tranquilidade o texto do novo Código Florestal, aprovado ontem na Câmara dos Deputados.

O governo esperava manter o texto referendado anteriormente pelo Senado, mas a bancada ruralista impôs uma derrota ao Planalto. Por 274 votos a 184, o texto do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) foi aprovado ontem no plenário.

"É claro que nós esperávamos outro resultado, mas não foi esse o entendimento da Câmara e nós respeitamos. Agora como nos é dado também pela Constituição o direito do veto, a presidente vai analisar com muita serenidade", disse o ministro antes de participar da aberta do seminário "Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20", em Brasília.

A expectativa é que Dilma vete boa parte do texto da Câmara, em particular os dispositivos que cedem demais ao agronegócio e reduzem a proteção às águas brasileiras.