DEM pode se aliar à oposição em JP

Partido se esquiva em falar sobre alianças, mas presidente Efraim Morais não descartou chapa de oposição ao governo.

A quase um mês do período para fechamento de candidaturas e coligações partidárias visando as eleições 2012, o DEM continua se esquivando de falar sobre políticas de alianças e apoios a candidatos de outros partidos, ou se pretende lançar candidatura própria. Apesar da indefinição, o presidente estadual do partido, Efraim Morais, não descartou qualquer possibilidade de aliança, inclusive na chapa de oposição do governo, e garante que a posição do DEM será a grande novidade das próximas eleições.

De acordo com o democrata Efraim Morais, a aliança entre DEM e PSB, firmada para eleger o governador Ricardo Coutinho (PSB), em 2010, pode não se perpetuar nas próximas eleições.

“Existem municípios em que o PSB estará disputando chapa contra os democratas e vice-versa, então não podemos fixar uma regra geral. As alianças devem se firmar de acordo com a realidade de cada local, isso inclusive em João Pessoa. Não se pode confundir uma eleição estadual com as eleições municipais”, afirmou.

Efraim afirmou que, por se tratar de uma eleição municipal, qualquer tipo de aliança é possível e tudo dependerá da definição da Executiva nacional e da unidade do partido. “Na eleição municipal passada não apoiamos o PSB e estamos juntos hoje.

Não há nenhuma condicional de você estar no Estado e estar também na prefeitura e ter que se coligar. Isso não tem a ver com questões eleitorais”, disse.

Mesmo aguardando a definição da Executiva nacional, Efraim não acredita que o DEM vá tomar uma decisão verticalizada, sem ouvir os diretórios estaduais. “Sou membro da Executiva nacional e já apresentei algumas questões pontuais em Brasília sobre alguns municípios da Paraíba e estamos aguardando o prazo normal. Temos a candidatura posta do Major Fábio, Efraim Filho, Eitel Santiago e algumas possibilidades de aliança. Temos até o início do próximo mês para anunciarmos nosso posicionamento”, comentou.