Efraim Filho será o vice de Estelizabel na capital

Confirmação aconteceu em coletiva concedida à imprensa; Estelizabel disse que espera contar com experiência de Efraim nas urnas.

A candidata do PSB, Estelizabel Bezerra (PSB), anunciou ontem o nome do deputado federal Efraim Filho (DEM) como vice na sua chapa para a disputa à Prefeitura de João Pessoa nas próximas eleições. A confirmação aconteceu em coletiva concedida à imprensa no Canal 40, no Distrito Industrial de Mangabeira. Em campos políticos opostos na esfera nacional, a aliança PSB-DEM na capital reproduz a parceria firmada na eleição estadual de 2010.

"Está aqui o maior gesto que o DEM podia fazer em nome da parceria com o governador Ricardo Coutinho. É de gestos que se constroem as alianças e aliança pressupõe unir os diferentes, convergir nas ideias”, disse Efraim Filho. Ele disse que ainda não resolveu se irá se afastar da atividade parlamentar durante a campanha em João Pessoa.

Nunca tendo disputado eleição, Estelizabel Bezerra disse que se sentia honrada em ter em sua chapa um político jovem, mas com experiência nas urnas para enfrentar a disputa. “Me sinto honrada de ter Efraim Filho de mãos dadas para que a gente transforme essa cidade em um lugar bom de se morar. O gesto que Efraim e o DEM está fazendo juntamente conosco é um gesto de vitória.

Ninguém se iluda, a nossa luta será de uma tática de guerrilha, que só os vencedores e os humildes sabem fazer. Confio na sua experiência e confio na nossa garra de transformação e construção”, disse.

Estelizabel disse, ainda, que, com a definição da chapa, o momento é de planejar as diretrizes de sua campanha, que deve seguir o projeto político implementado pelo então prefeito Ricardo Coutinho em 2005. “O projeto tem diretrizes consistentes e reconhecidas pela população. Uma delas é uma nova maneira de gerir a coisa pública, na medida em que alargamos o conceito de participação democrática”, comentou.

A candidata socialista disse que não deve baixar o nível da campanha, mas que não deixará de expor para os eleitores mais jovens o passado dos outros candidatos com mais experiência política. “Os que são políticos de carreira precisam ser avaliados nas suas competências e na sua conduta. Do mesmo jeito que os candidatos mais antigos agregam o reconhecimento da população, também agregam a avaliação de sua trajetória”, disse.

O fato do atual prefeito da capital, Luciano Agra, ter assumido apoio à candidatura do PT não é visto por Estelizabel como um problema a ser enfrentado porque defende que não se pode confundir projeto com gestão. “Vou continuar fazendo a defesa do projeto, mas não continuarei podendo fazer a defesa desta gestão que está aí, que não está mais conosco. Quem terá que fazer a defesa dela são essas pessoas que até bem pouco tempo chamavam ela de inconsistente e que não servia para a continuidade da cidade de João Pessoa”, disse.

Embora o presidente do PSB, Ronaldo Barbosa, tenha dito, na convenção do PSD, que a candidatura teria de oito a 12 partidos, ontem foram confirmadas apenas seis legendas aliadas. “Além do PSB, estão apoiando Estela: o PSD, DEM, PCdoB, PV, PRP, PCB, mas todos sabem que até o dia 5 muita coisa pode mudar e até lá ampliaremos nossa coligação majoritária”, disse. O total é inferior à aliança firmada em 2010, que elegeu Ricardo Coutinho governador do Estado.