Coligação do PT deverá ter maior tempo no guia

Guia eleitoral terá início em 21 de agosto e coligação do PT, PP, PRB, PPS e PSC deve ficar com 7 minutos e 11 segundos.

Encerrada a fase das convenções, os partidos agora fazem as contas para saber o tempo de cada coligação no Guia Eleitoral.

Nas eleições em João Pessoa, a disputa conta com quatro coligações e três candidaturas em faixa própria. O maior tempo deverá ficar com o Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como candidato a prefeito o deputado estadual Luciano Cartaxo. O PT se coligou com o PP, PRB, PPS, PSC, que juntos somam 7 minutos e 11 segundos.

A coligação encabeçada pelo PMDB terá o segundo maior tempo, com 7 minutos e 4 segundos. Os peemedebistas disputarão a prefeitura com a candidatura do ex-governador José Maranhão, que aparece em primeiro lugar na última pesquisa Ipespe publicada pelo JORNAL DA PARAÍBA. O partido fez coligação com o PR, PTB, PMN, PTC, PPL.

A candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, disporá de 6 minutos e 43 segundos no Guia Eleitoral. A frente de partidos que apoia a sua candidatura é formada pelo PSB, PSD, DEM, PDT, PRP, PV, PCdoB, PCB. Já a coligação encabeçada pelo PSDB, do senador Cícero Lucena, deverá ter algo em torno de 3 minutos e 42 segundos, podendo chegar a mais de 4 minutos se tiver confirmada a aliança com o PSC.

Os partidos pequenos que não fizeram coligações terão menos de dois minutos de propaganda eleitoral gratuita. O PSOL, de Renan Palmeira, terá 1 minuto e 32 segundos. O PCO, de Lourdes Sarmento, e o PSTU, de Antônio Radical, terão 1 minuto e 25 segundos cada.

A legislação eleitoral prevê que a distribuição do tempo no horário da propaganda eleitoral gratuita obedecerá o seguinte critério: um terço, de forma igualitária, com todos os partidos e coligações e dois terços proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão tem início a partir do dia 21 de agosto.