Prefeito de Solânea desiste de concorrer à reeleição este ano

Prefeito foi preso pela operação ‘Pão e Circo’ da Polícia Federal, ele disse que sua desistência não tem relação com a sua prisão.

O prefeito de Solânea, Francisco de Assis Melo, o Dr. Chiquinho, desistiu de concorrer à reeleição pelo PMDB no pleito deste ano.

Ele abriu mão da candidatura após ter sido preso durante a operação “Pão e Circo”, deflagrada no último dia 28 pelo Ministério Público da Paraíba (MPE), Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU). O gestor foi solto na última terça (3), juntamente com outros dois prefeitos detidos na operação.

Fora da disputa, Dr. Chiquinho lançou um novo nome para concorrer à prefeitura, apoiando a candidatura do professor Josenias Pereira (PTB). A nova chapa terá como vice Alan Viana (PRB), filho de Nal Viana (PSB), ex-prefeito do município. Nal Viana também pretendia disputar a eleição para voltar à prefeitura, mas seu nome foi vetado pela direção estadual do partido.

Dr. Chiquinho afirma que a desistência não tem relação com a prisão. “Foi uma decisão familiar. Eu e meus filhos fizemos uma avaliação de que a família é mais importante do que a política.

Isso já tinha sido acertado anteriormente e eu já ia divulgar na imprensa quando culminou a operação”, afirma. Francisco Melo continua como prefeito e garante que vai se dedicar à própria defesa perante a Justiça.

Outra chapa também vai disputar a eleição em Solânea. O ex-prefeito Sebastião Alberto Cândido Cruz (PPS), o Beto do Brasil, vai postular o retorno ao cargo concorrendo com Kaiser Rocha (PDT) na vaga de vice. O nome de Beto do Brasil consta na lista de inelegíveis divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no final de junho. Como gestor do município, ele teve as contas reprovadas no período de 2002 a 2005.

Mesmo assim, Beto do Brasil afirma que mantém a candidatura e já está preparando a defesa para possíveis pedidos de impugnação.“Nós tivemos uma conta com parecer contrário, mas a câmara aprovou as contas e hoje sou elegível. Estão cogitando isso para confundir o eleitor. Estamos preparados, já com recurso pronto”, alega.

Os dois outros prefeitos detidos durante a operação ‘Pão e Circo’, Luiz Clemente Neto, o João da Utilar (Sapé), e Renato Mendes Leite(Alhandra), também foram soltos e reassumiram os cargos.

João da Utilar vai disputar a reeleição, com Melcíades Brito como vice na chapa. Já Renato Mendes está no final do segundo mandato e por isso não pode concorrer ao pleito.