Deputados estaduais confirmam ingresso no PEN

Partido deve ter uma bancada de oito deputados na Assembleia da Paraíba.

Nesta terça-feira (17) o principal assunto na Assembleia Legislativa foi a estruturação do Partido Ecológico Nacional (PEN) na Paraíba. Os deputados Edmilson Soares (PSB), Branco Mendes (DEM) e José Aldemir (DEM) confirmaram que estão deixando seus partidos para ingressarem na nova legenda. O partido deve ter uma bancada de sete a oito deputados estaduais.

Também devem ir para o novo partido os deputados Janduhy Carneiro (PPS), Aníbal Marcolino (PSL), Mikika Leitão (PSL), Toinho do Sopão (PTN) e o presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo (PSDB). Estes dois últimos já foram confirmados pelo presidente nacional do PEN, Adilson Barroso, como presidentes dos diretórios estadual e municipal.

Caso todas as filiações sejam confirmadas a bancada do PEN será um misto entre membros da situação e de oposição ao Governo do Estado. No entanto, os deputados que já confirmaram a mudança dizem que o partido é democrático e vai saber respeitar a posição de cada um de seus membros. “Sou da bancada do governo e permanecerei nela, até porque sou responsável pela construção deste projeto que aí está”, disse Edmilson Soares, garantindo que não vai mudar de posicionamento. Ele disse inclusive que todos os parlamentares que fazem parte da bancada governista já comunicaram a mudança ao governador Ricardo Coutinho (PSB).

A criação do PEN foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 19 de junho. Segundo entendimento da corte, pessoas com filiação partidária podem mudar para um novo partido sem serem consideradas infiéis, desde que façam isso em um prazo de 30 dias após sua criação. Assim, os que quiserem ingressar no PEN devem fazer isso até a próxima quinta-feira (19).