Corregedoria recebe 62 denúncias de propaganda

Com 29% das denúncias, Campina Grande lidera o ranking de propagandas irregulares; pinturas e auto-falantes estão entre as principais.

A Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba (CRE-PB) já recebeu 62 denúncias de propaganda irregular em todo o Estado através do serviço ‘Denúncia on-line’, disponível na internet desde 5 de julho. A cidade de Campina Grande lidera as reclamações, concentrando 29% das denúncias registradas através da internet.

Entre as irregularidades mais comuns está o uso inadequado de pinturas, alto-falantes e carros de som.

Os dados são do serviço de estatística da Corregedoria.

Campina Grande recebeu 18 reclamações on-line, 29% do total.

A cidade de Guarabira é a segunda do ranking, com 12% das denúncias. João Pessoa, maior colégio eleitoral da Paraíba, com cerca de 443,7 mil eleitores, aparece apenas na terceira posição, com 10% das reclamações, mesmo índice de Sousa, no Sertão. Ao todo, foram citadas suspeitas de irregularidades em 18 municípios dos Estado.

O levantamento aponta ainda que 31% das reclamações são sobre a utilização inadequada de pinturas, alto-falantes, carros de som e a prática de conduta vedada por agentes públicos.

Denúncias de uso irregular de prédios públicos na campanha representam 26% do total. O terceiro tipo de irregularidade mais comum, com 10%, diz respeito à impressão de material de propaganda eleitoral sem indicação do CNPJ ou CPF da gráfica ou sem indicação da tiragem. Houve denúncias ainda por uso de propaganda paga na internet, propaganda acima do limite de quatro metros quadrados, envio de mensagens eletrônicas e uso de servidores públicos em campanhas. As denúncias podem ser enviadas pelo site da corregedoria (www.tre-pb.jus.br/CRE).