Trigueiro vai presidir Conselho

Procurador Geral da Paraíba, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPE), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, foi eleito ontem presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) do Ministério Público dos Estados e da União. O mandato é válido por dois anos, mas Oswaldo Trigueiro deve cumprir apenas um ano, já que o seu mandato como procurador-geral do Estado se encerra em agosto do próximo ano.

Oswaldo Trigueiro foi escolhido durante reunião ordinária dos conselheiros, na sede da Procuradoria Geral do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis. A posse de Oswaldo Trigueiro do Valle Filho acontecerá em outubro. Até lá, o Conselho continuará sendo presidido pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Cláudio Soares Lopes.

Após a posse do procurador Oswaldo Trigueiro, a sede administrativa do CNPG será transferida para a Paraíba. Eventos internacionais e encontros entre os procuradores-gerais de todo o país, incluindo do Ministério Público Militar deverão ser realizados no Estado.

Para o secretário-geral do MPE, Francisco Lianza, a ascensão de Oswaldo Trigueiro à presidência do CNPG é um marco importante para o Estado e para os promotores de Justiça: “É o nome da Paraíba em destaque, à frente de uma entidade de importância nacional”.