Cerca de 50 sindicâncias abertas

Inspeções em tribunais de justiça, sindicâncias e abertura de processos marcaram atuação do CNJ, durante a gestão da ministra Eliana Calmon.

Durante a gestão da ministra Eliana Calmon, 50 sindicâncias foram abertas e 38 finalizadas. Algumas delas destinadas a investigar o patrimônio de magistrados.

Além disso, o órgão de fiscalização do Poder Judiciário recebeu 1.441 reclamações disciplinares contra a atuação de membros da Justiça e arquivou mais de 1.500. Nesse período, a Corregedoria Nacional também inspecionou 10 tribunais de justiça brasileiros, incluindo os maiores do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul) e retornou a outros 11 estados para verificar se o Poder Judiciário local está cumprindo as determinações feitas na primeira visita.

A Corregedoria Nacional de Justiça é responsável pela fiscalização de mais de 13 mil serventias extrajudiciais, tem o dever de monitorar a atividade de 16 mil magistrados e tem que processar e julgar, por ano, uma média de três mil processos administrativos.

Entre o mês de setembro de 2010 e agosto de 2012, mais de 10 mil processos foram abertos na Corregedoria Nacional de Justiça.