‘Monteiro tem o mesmo cenário’, diz analista político

Analista considera que poucas mexidas não alteram a tendência para a provável reeleição da prefeita Edna Hernque (PSDB).

Considerando o atual estágio das campanhas, as análises qualitativas das pesquisas quantitativas devem ser processadas através de dois novos paradigmas; de um lado, os percentuais espontâneos assumem importância decisiva e, de outro lado, devem ser considerados os votos efetivamente válidos, computando-se somente a soma dos percentuais estimulados, expurgando-se nulos, brancos e eventuais indecisos.

Em comparação com a pesquisa Ipespe passada, publicada em 26 de julho, os cenários eleitorais em Monteiro permanecem essencialmente os mesmos, com poucas mexidas que não alteram a tendência para a provável reeleição da prefeita Edna Henrique (PSDB).

O percentual espontâneo da candidata tucana variou, dentro da margem de erro, de 37% para 40%, enquanto o de seu único adversário – Conrado – obteve um crescimento mais expressivo, tendo passado de 18% para 27% dos votos assegurados e garantidos, enquanto os indecisos alcançaram 27%.

O percentual estimulado registrado para a prefeita mostrou-se consolidado tendo passado de 45%, na pesquisa anterior, para os atuais 46%, enquanto Conrado cresceu de 25% para 30%.

Os 18% dos que não votariam em nenhum dos dois, mesmo se as eleições fossem hoje, indicam que a abstenção, nulos e brancos devem chegar e até superar os 20%, portanto, como nos referimos no início, 80% deve ser o percentual de referência para se projetar os votos válidos para cada um dos dois candidatos, o que fortalece a tendência para a reeleição de Edna porque, hoje, ela já estaria com 57% da votação contra 43% dos votos efetivos de urna para Conrado (percentuais arredondados).

Entretanto, o sentimento de que Edna deverá ser a próxima prefeita de Monteiro baixou de 53%, na pesquisa anterior, para 49%, enquanto o mesmo sentimento para Conrado cresceu de 15% para 23%, mas ainda bastante abaixo em relação ao da prefeita.

Esses sentimentos certamente se fundamentam tanto nos 94% da população que se declarou satisfeita com sua qualidade de vida quanto nos 55% de "ótimo" e de "bom" de aprovação em relação à administração municipal.

Não duvidamos em afirmar, com base na pesquisa analisada, que a reeleição da prefeita Edna constitui-se em forte probabilidade, em contrapartida a uma virada teórica do candidato Conrado. *Sociólogo e analista político.