Coligações inscrevem 2,5 mil fiscais em CG

Coligações de Tatiana Medeiros, Romero Rodrigues e Daniella Ribeiro já enviaram nomes dos fiscais e delegados que atuarão nas eleições de domingo.

Três coligações encaminharam à Justiça Eleitoral, em Campina Grande, cerca de 2,5 mil nomes de pessoas que atuarão como fiscais e delegados nas eleições do próximo dia 7 de outubro. As coligações são encabeçadas, respectivamente, pelos prefeitáveis Romero Rodrigues (PSDB), Tatiana Medeiros (PMDB) e Daniella Ribeiro (PP). Os demais postulantes ainda não oficializaram as indicações dos fiscais.

O chefe do cartório da 17ª Zona, Jeremias Lacerda, explicou que só pode atuar um fiscal de cada coligação por seção eleitoral.

“Uma coligação pode inscrever dois fiscais para uma seção, mas apenas um pode ficar no recinto, mesmo que depois haja o rodízio”, esclareceu Jeremias Lacerda. Em Campina, existem 834 seções eleitorais.

TRABALHO
Os fiscais de partido servem para coibir que mesários desonestos, à revelia das autoridades presentes, votem nas urnas eletrônicas no lugar dos eleitores verdadeiros. A presença do fiscal também é fundamental para registrar na ata de votação, sempre que necessário, problemas na seção eleitoral.

A fiscalização abrange a conferência dos lacres dos envelopes contendo disquetes e pen drives recolhidos nas seções eleitorais.