Trigueiro toma posse no CNPG

Posse de Oswaldo Trigueiro como presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça acontece nesta sexta-feira (19).

Toma posse hoje, no cargo de presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPE), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. Já o promotor de Justiça do MPE Ádrio Nobre Leite assumirá a Secretaria Executiva do CNPG. A solenidade de posse acontece em João Pessoa, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, às 18h.

Eleito por aclamação, em reunião ordinária dos conselheiros realizada no dia 23 de setembro, em Florianópolis, Oswaldo Trigueiro substituirá o procurador-geral de Justiça do MP do Rio Janeiro, Cláudio Lopes, que está no comando do CNPG desde outubro de 2011. A manutenção de Trigueiro na presidência, no entanto, deverá ocorrer apenas até outubro, quando chega o fim do biênio como procurador-geral do Estado, que é um dos pré-requisitos para investidura no cargo.

Ainda na ocasião tomarão posse os seis vice-presidentes e o secretário-executivo do colegiado, além do novo presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) – que integra o CNPG – o procurador-geral de Justiça de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar, substituindo Trigueiro.

Tomarão posse nos cargos de vice-presidente a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima (para a região Nordeste); a procuradora-geral do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei (Norte); o procurador-geral de Santa Catarina, Lio Marcos Marin (Sul); o procurador-geral de Goiás, Benedito Torres Neto (Centro-Oeste); o procurador-geral de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa (Sudeste) e o procurador-geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo (para a União).