Clécio Luís leva 1ª capital para o PSOL

Clécio derrotou o atual prefeito Roberto Góes que tentava a reeleição em Macapá, sendo eleito com 50,59% dos votos válidos.

O candidato do PSOL à Prefeitura de Macapá, Clécio Luís, conseguiu virar o resultado do primeiro turno e foi eleito ontem com 50,59% dos votos válidos, com 100% das urnas apuradas.

Clécio, 40, derrotou o atual prefeito Roberto Góes (PDT), 46, que tentava a reeleição e obteve 49,41% dos votos. No primeiro turno, Góes liderou com 40% dos votos válidos, mais de 12 pontos à frente dos 28% de Clécio.

Uma das apostas da campanha de Clécio foi explorar a prisão de Góes em 2010, quando ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal.

Investigações apontavam um suposto esquema de desvio de verbas federais no Amapá por políticos, funcionários públicos e empresários do Estado. Depois de passar dois meses preso, Góes voltou ao cargo.

O PSOL começou a disputa eleitoral em chapa formada por PV, PPS (do vice Allan Sales), PCB e outros nanicos. No segundo turno, recebeu um inusitado apoio do DEM, que levou lideranças do PSOL no país a divulgarem nota contrária à aliança.

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o apoio partiu apenas do deputado federal Davi Alcolumbre, que ficou em quarto lugar no primeiro turno.

Só às vésperas da eleição de ontem Clécio conseguiu o apoio formal do PSB, partido do governador Camilo Capiberibe. Ainda houve negociação com o PT –mas o ex-presidente Lula acabou gravando para o programa eleitoral do rival, Góes.

O prefeito eleito era até então vereador de Macapá. Geógrafo e professor da rede pública, Clécio foi militante de movimentos estudantis e policial civil. Seu programa de governo é baseado na ideia de um "socialismo do século 21". Ele prometeu durante a campanha ações nas áreas de urbanização, acessibilidade, assistência social e educação.

Também propôs a implantação de transporte hidroviário urbano e "atualização tecnológica" da prefeitura.

Até agosto, ele gastou R$ 113,5 mil na campanha, conforme prestação de contas.