Carlos Cachoeira será solto após nove meses

Sentença de Carlinhos Cachoeira foi antecipada e ele foi condenado em 5 anos de prisão em regime semiaberto.

A Justiça do Distrito Federal condenou ontem o empresário Carlos Augusto Ramos, o Cachoeira, a 5 anos de prisão em regime semiaberto. Ao proferir a sentença, assinada às 18h02 de ontem, a juíza Ana Claudia de Oliveira Costa Barreto determinou a soltura de Cachoeira, que está preso há 266 dias. "Julgo que não mais subsiste a necessidade de segregação cautelar", argumentou.

A sentença é decorrente da Operação Saint-Michel, deflagrada pelo Ministério Público do Distrito Federal e que investigou tentativas de fraudes no sistema de bilhetagem do transporte público do Distrito Federal. Por causa deste processo, Cachoeira permanecia preso no Presídio da Papuda, em Brasília.

Essa operação foi um desdobramento da Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro e que o levou à cadeia no dia 29 daquele mês. As investigações da Monte Carlo acabaram gerando a CPI do Cachoeira, que deverá ser encerrada nesta semana com a leitura de seu relatório final.

O Tribunal de Justiça iria julgar um pedido de liberdade da defesa de Cachoeira amanhã. Ocorre que a juíza antecipou a sentença. Ela condenou Cachoeira a 2 anos de reclusão por formação de quadrilha e a três anos por tráfico de influência.