Governador veta lei que obriga governo da PB a divulgar gastos

Matéria vetada pelo governador dispõe sobre a obrigatoriedade do governo divulgar gastos da gestão com publicidade e propaganda.

A edição do Diário Oficial do Estado do último sábado traz vários vetos do governador Ricardo Coutinho (PSB) a projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa. Dentre as matérias vetadas, está a que dispõe sobre a divulgação dos gastos do governo com propaganda.

De autoria do deputado Raniery Paulino (PMDB), o projeto dispõe que a propaganda de atos, programas, obras, serviços e campanha deverá conter o valor discriminado do serviço, qualquer que seja o veículo de comunicação (rádio, televisão, internet e jornal).

Segundo o governador, o projeto padece de inconstitucionalidade, já que a propositura teria de ser de iniciativa do Poder Executivo, conforme prevê a Constituição do Estado.

“Ainda assim, a respeito do tema, imprescindível observar que todas as informações objeto do presente projeto já se encontram disponibilizadas no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), que pode ser acessado no portal do governo do Estado”, assinala Ricardo no veto.

Ele vetou também o projeto de lei do deputado Hervázio Bezerra (PSDB), líder da bancada governista, propondo a criação de uma disciplina de primeiros socorros para que os alunos do ensino médio aprendam a lidar da maneira mais correta e segura com situações de emergências médicas. Segundo o governador, o projeto gera despesas não previstas no orçamento, e sem especificar a fonte.

Já dentre os projetos sancionados está o da deputada Gilma Germano, que obriga a manutenção dos serviços de segurança privada nos locais em que houver caixas eletrônicos.