AL retoma atividades, e vice representa Ricardo

Atividades na Assembleia Legislativa do Estado foram retomadas nesta segunda-feira (18); vice-governador representou Ricardo Coutinho.

O vice-governador Rômulo (PSD) representou, ontem, o governador Ricardo Coutinho (PSB) na reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa. A ida de Ricardo estava confirmada, mas de última hora ele cancelou o compromisso para poder participar do encerramento do encontro de prefeitos que estava acontecendo no hotel Tambaú.

O presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo (PEN), também não pode participar da sessão porque estava afônico. Os trabalhos foram presididos pelo deputado Edmilson Soares (PEN), vice-presidente da Casa.

Durante a leitura da mensagem do Poder Executivo, o vice-governador Rômulo Gouveia chegou a ser vaiado por representantes do Fórum Estadual dos Servidores, que ocuparam as galerias com faixas para protestar contra a política salarial do governo. Em sua mensagem dirigida aos deputados, Ricardo destacou a implantação do reajuste salarial dos servidores dentro da data base, 1º de janeiro, com índices que variam de 5% a 16,5% para 82% dos servidores. “É um impacto de R$ 188 milhões a mais na política de remuneração”, disse na mensagem.

Ricardo fez, ainda uma prestação de contas dos seus dois anos de mandato e disse que a Paraíba, apesar das turbulências, está navegando em busca do rumo certo. “O trabalho, a dedicação e a força de vontade nos certificam que estamos construindo dias melhores”. No balanço das ações do seu governo, ele destacou a redução nas taxas de homicídios e disse que fortalecer a segurança pública é uma prioridade da sua gestão. “Terminamos 2012 com uma redução de 8,2%. Um dos melhores desempenhos do Nordeste. Esse resultado é ainda mais expressivo na região metropolitana de João Pessoa, na qual a redução chega a 13%”.

Ricardo falou também dos investimentos públicos e privados que somam R$ 3,5 bilhões, traduzidos em obras estruturantes para melhorar a vida das pessoas. Dentre as obras, destacou a construção do Centro de Convenções e a construção do Canal Acauã. “O governo do Estado avança em sua arrojada gestão gerencial, em que as metas ditam os passos e o olhar para toda a Paraíba tem sido condição precípua de governabilidade”, afirmou.

O governador abriu a sua mensagem citando uma frase de Confúcio: “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”. Depois de dizer que a Paraíba tem pressa, Ricardo encerrou suas palavras, que foram lidas pelo vice-governador, lembrando um pensamento de Fernando Pessoa, de que “é tempo de travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre às margens de nós mesmos”.