Câmara inicia trabalhos legislativos na capital

Abertura das atividades legislativas na CMJP acontece nesta terça-feira (26) com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

Os 27 vereadores da Câmara de João Pessoa iniciam hoje as atividades legislativas de 2013. A sessão de abertura terá a presença do prefeito Luciano Cartaxo (PT), que fará a leitura da mensagem do Poder Executivo. Durante o recesso, os vereadores se reuniram em sessão extraordinária para aprovar a criação de secretarias na PMJP. Ontem, o presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), definiu com os líderes de bancada a composição das 10 Comissões Permanentes.

Segundo Durval, as comissões foram formadas dentro de um consenso entre os parlamentares, e não houve nenhuma dificuldade para a escolha dos presidentes, vice-presidentes e membros. “A escolha se deu dentro da maior tranquilidade. Todos os vereadores saíram satisfeitos. Tudo foi estabelecido dentro de um consenso”, afirmou, acrescentando ainda que a reunião foi bastante produtiva.

A mais importante delas, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, será presidida pelo vereador Fuba (PT). A CCJR é a mais disputada entre as comissões permanentes, e sua função é apresentar parecer constitucional, legal e regimental às proposições que tramitam na Casa, fiscalizar o cumprimento das leis aprovadas e promover debates sobre temas de interesse da sociedade.

O vereador Bruno Farias (PPS) ficou responsável pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Ele disse que ficou feliz com a indicação do seu nome. O parlamentar também participará de outras comissões na condição de membro titular. “É com muita honra que recebi os votos dos colegas para participar como membro titular da Comissão de Justiça, da Comissão de Meio Ambiente, Comissão de Obras e Comissão de Esportes. Além dessas, fui escolhido o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da CMJP”, frisou Bruno em mensagem postada no Twitter.

Já o vereador Marmuthe Cavalcanti (PTdoB) comemorou a sua escolha para presidir a Comissão de Esporte e Lazer da Casa, onde pretende buscar ajudar a todos os esportes e desportistas pessoenses. "Iremos dar funcionalidade a esta comissão", destacou.