Aníbal pretende convocar Tibério

Deputado Aníbal Marcolino disse que pretende convocar Secretário de Esportes para prestar esclarecimentos sobre recursos do Bolsa Atleta. 

O deputado Aníbal Marcolino (PSL), que integra a bancada de oposição na Assembleia Legislativa, disse ontem que vai convocar o secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, para prestar esclarecimentos sobre o destino dos recursos do Bolsa Atleta e outros programas da pasta previstos no orçamento do exercício financeiro de 2011 e 2012. O parlamentar também afirmou que vai encaminhar denúncia ao Ministério Público, para que o órgão investigue a destinação desses recursos.

De acordo com Aníbal, o requerimento solicitando a presença do secretário será apresentado na sessão de hoje, na Assembleia Legislativa. “Em 2011, o orçamento previsto para o Bolsa Atleta, o Verão Total e o Gol de Placa era da ordem de R$ 5 milhões. O governo não pagou a Bolsa Atleta , ignorou o Gol de Placa e não realizou o Verão Total. Eles usam os recursos do jeito que eles querem e abandonam os atletas. No ano passado, a mesma coisa.

Havia R$ 3 milhões previstos no orçamento para o programa Bolsa Atleta, e o governador usou para outros fins”, disse o parlamentar.

O parlamentar fez duras críticas ao governo. “O governo não está nem aí para os atletas, e a revolta do segmento é muito grande. O governador vai terminar o mandado e não ajuda os atletas. Ele acha que é dono do Estado da Paraíba, porque não leva em consideração nada do que está previsto nos orçamentos anuais do Estado. A Paraíba é um Estado sem lei”, desabafou Aníbal.

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, disse que vai aguardar a convocação oficial da Assembleia para se manisfestar sobre o assunto. No entanto, o secretário explicou que o orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) não significa dizer que existem recursos financeiros para a sua execução. “O governo não deixou de pagar o Bolsa Atleta para pagar despesas de pessoal. Como o programa não foi executado no ano passado – inclusive porque o processo de inscrição foi aberto no final do ano – as contas são zeradas e remanejadas. Não houve perda de recurso porque não havia recurso em conta para a execução do programa”, justificou.

Tibério também ressaltou que o Bolsa Atleta está suspenso desde 2009 e continuou suspenso até o ano passado em função de algumas adequações à legislação. “A lei é de 2003, ou seja, vai completar 10 anos. Com isso, é necessário fazer alguns ajustes necessários, inclusive para adequá-la às condições financeiras do Estado”, disse o titular da pasta.