Oposição vence disputa por comissões

Presidentes da CCJ e da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária foram eleitos nesta terça-feira (19) na ALPB. 

Em clima de paz e de forma consensual, deputados da situação e da oposição elegeram ontem os presidentes das duas mais importantes comissões permanentes da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e a de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária. O comando das duas comissões ficou com os parlamentares oposicionistas.

Na CCJ foi escolhido o deputado Janduhy Carneiro (PEN), que na legislatura passada já ocupava a presidência da comissão. “Isso demonstra que nós estamos no caminho certo”, disse Janduhy, agradecendo o apoio de todos os membros da comissão, inclusive dos deputados da situação. A vice-presidente será a deputada Olenka Maranhão (PMDB). Janduhy disse que pautará sua atuação pelo cumprimento do Regimento Interno da ALPB. Ele ressaltou que a sua reeleição é o reconhecimento do trabalho que vem realizando à frente da CCJ desde a legislatura passada.

“Vamos trabalhar buscando a paz, a harmonia, buscando pautar as matérias pelo regimento da Casa”, afirmou.

O deputado Raniery Paulino (PMDB) foi eleito por unanimidade para presidir a Comissão de Orçamento. Como vice, também por unanimidade, foi escolhido o deputado Frei Anastácio (PT).

Raniery sucede o seu colega de partido Gervásio Maia. “A qualidade do trabalho não vai cair. O nosso compromisso é de manter as matérias em dia”, disse Raniery.

Para o deputado Hervázio Bezerra (PSDB), líder do governo, não havia como a situação disputar a presidência das duas comissões em virtude de contar com menos deputados que a oposição. “Nós temos que ter consciência e sabermos ganhar e perder. A democracia aponta que vence aquela corrente que tem mais votos. Nós não temos porque fazer qualquer contestação a qualquer companheiro”. (Lenilson Guedes)

MEMBROS TÊM NOMES PUBLICADOS NO DIÁRIO

Os nomes dos deputados titulares e suplentes que integram a CCJ e a Comissão de Orçamento foram publicados no Diário do Poder Legislativo (DPL) de ontem. Além do presidente, deputado Janduhy Carneiro (PEN), a CCJ passa a ser composta pelos deputados titulares, Aníbal Marcolino (PEN), Olenka Maranhão (PMDB), Léa Toscano (PSB), Tião Gomes (PSL), João Henrique (DEM) e Vituriano de Abreu (PSC).

Já a Comissão de Orçamento, além do presidente Raniery Paulino, tem como membros titulares Toinho do Sopão (PEN), Caio Roberto (PR), Gilma Germano (PPS), Lindolfo Pires (DEM), Jutay Menezes (PRB) e Frei Anastácio (PT).

Os líderes dos partidos políticos e blocos parlamentares também indicaram os membros das comissões de Educação; de Saúde; de Administração e Segurança; Desenvolvimento e Turismo; Direitos Humanos; Direitos da Mulher; Legislação Cidadã; e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; mas a composição ainda está sendo concluída. (Larissa Claro)