TRE manda ouvir PSB sobre pedido de desfiliação de Bira

Bira entrou na semana passada com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba pedindo desligamento do partido por justa causa.

O desembargador Saulo Benevides determinou ontem a citação do PSB da Paraíba para oferecer resposta sobre o pedido de desfiliação do vereador Bira Pereira. O parlamentar entrou na semana passada com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba pedindo desligamento do partido por justa causa.

O PSB terá o prazo de cinco dias, a partir da citação, para se manifestar nos autos. Na resposta, o partido juntará prova documental, podendo arrolar testemunhas, até o máximo de três, e requerer, justificadamente outras provas, inclusive requisição de documentos em poder de terceiros ou de repartições públicas.

O presidente estadual da legenda, Edvaldo Rosas, disse dispor de farta documentação comprovando que o vereador Bira cometeu infidelidade partidária nas eleições de 2012, ocasião em que desobedeceu a orientação do partido e apoiou a candidatura de Luciano Cartaxo (PT) para prefeito de João Pessoa.

Bira, por sua vez, declara que está sendo vítima de perseguição dentro do partido, o que justificaria a sua desfiliação por justa causa. Pela resolução nº 22.610, do Tribunal Superior Eleitoral, o político com mandato só pode deixar o partido por justa causa nas hipóteses de incorporação ou fusão do partido, criação de um novo partido, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal.

Não se enquadrando em nenhuma dessas hipóteses, o partido pode requerer a cassação do mandato por infidelidade partidária. Bira foi o vereador mais votado do PSB nas eleições passadas. Ele está em crise com o partido desde quando decidiu apoiar o nome de Luciano Agra para a disputa pela prefeitura de João Pessoa.