Paraíba tem 318 mil filiados

Paraíba tem 318 mil filiados em uma das 30 legendas com atuação

Termina no próximo dia 15 o prazo para os partidos políticos enviarem a lista atualizada de novos filiados para a Justiça Eleitoral. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a Paraíba possui atualmente 318,5 mil eleitores inscritos em uma das 30 legendas com atuação no Estado, o que representa 11% do eleitorado paraibano. O índice supera a média nacional, já que em todo o país 10,7% do eleitorado está vinculado a alguma agremiação política.

As quatro maiores legendas concentram praticamente metade da participação partidária na Paraíba. Juntos, PMDB, DEM, PSDB e PT somam mais de 47,6% dos filiados com um total de 151,8 mil inscritos.

Os partidos terão de encaminhar a nova lista de filiados através da internet, mas segundo o TSE todos os 30 partidos já fizeram as atualizações. Após o dia 15, a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) vai cruzar os dados para identificar casos de duplicidade de filiações.

Atualmente é o PMDB quem lidera o ranking como a maior legenda da Paraíba em número de filiados, com 52,7 mil inscritos, o que representa uma fatia de 16,1% do contingente de eleitores vinculados a partidos no Estado.

Logo em seguida, praticamente empatados, estão DEM e PSDB, aliados em âmbito nacional e estadual. Os Democratas possuem 37,3 mil filiados contra 32,7 mil tucanos, ocupando, respectivamente, a segunda e a terceira posições. Juntos, DEM e PSDB abocanham 22% da participação partidária no Estado.

A quarta posição fica com o PT, com mais de 29 filiados, seguido por PP (25,5 mil), PTB (20,4 mil), PR (17,5 mil) e PDT (15,2 mil). O PSB, do governador Ricardo Coutinho, vem logo atrás, na 9ª posição, com 13,4 mil filiados. A décima posição está com o PRB e seus mais de nove mil filiados.

Para o ex-governador José Maranhão, presidente estadual do PMDB, o tamanho da militância mostra a força da legenda no Estado.

“O PMDB é, sobretudo, um partido diferente na Paraíba. Estamos presentes em todos os 223 municípios. Esse é o único Estado da Federação em que o PMDB demonstra essa força”, afirma o peemedebista.