Orçamento Democrático

Plenária abre terceiro ciclo do Orçamento Democrático estadual.

Um volume de R$ 1,84 bilhão em investimentos em obras e serviços eleitos como prioritários pela população devem ser investidos em 2014 pelo governo do Estado, último ano da gestão do governador Ricardo Coutinho à frente do Executivo estadual. A escolha das demandas no terceiro Ciclo do Orçamento Democrático tem início amanhã, com a realização da primeira plenária da 1ª Região Geoadministrativa, às 19h, no ginásio do Centro Universitário de João Pessoa, no bairro de Água Fria, em João Pessoa.

O governador Ricardo Coutinho lembrou que o montante de recursos deverá ser maior que os R$ 1,1 bilhão que foi disponibilizado na segunda edição do OD Estadual, mas não soube mensurar quanto das demandas eleitas ano passado estão sendo efetivamente aplicadas pela sua gestão, já que as demandas são definidas por tema e não por uma obra especificamente.

“Temos dezenas de intervenções em cada plenária que apontam para obras, desde a passagem molhada em um sítio, até um recurso do empreender, o cooperar presente, a construção de coisas que não estão na área temática, mas nós anotamos, mandamos gente lá para ver e, dentro das possibilidades do Estado, a gente vai e faz”, disse.

Ele acrescentou que o Estado está passando por um momento de transformação inédita, com a realização de investimentos, mas, principalmente, na mudança de mentalidade.

“A Paraíba conta hoje com mais de 568 novos leitos de hospitais, novas estradas construídas, como o Anel Viário do Cariri, a maior obra rodoviária já realizada no Estado, construção de escolas técnicas e de ensino médio e fundamental, além da instalação de adutoras, perfuração de poços e construção de casas”, afirmou.

Ricardo Coutinho justificou que trabalhar com temas em vez de demandas específicas facilita a contemplação do pedido.
“Temos uma aplicação alta, porque o Orçamento Democrático, fora as grandes prioridades, porque não trabalhamos com obras, trabalhamos com temas, porque se fôssemos trabalhar com obras a gente não uniria o povo que ficariam lutando entre si por ações em seu município”, explicou.

AUDIÊNCIAS
O Ciclo 2013 terá início amanhã, às 19h, em João Pessoa (1ª região), no ginásio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), localizado na BR-230, km 22, em Água Fria. Em seguida, na sexta-feira (12), a audiência será em Mamanguape (14ª região) e no sábado (13), em Itabaiana. No total, serão 16 audiências que acontecerão nas 14 regiões geoadministrativas.