NATUs podem obter certificação de qualidade da Justiça Eleitoral

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) deu início ao processo de certificação da gestão dos Núcleos de Apoio Técnico às Urnas (NATUs).

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) deu início ao processo de certificação da gestão dos Núcleos de Apoio Técnico às Urnas (NATUs). O aceno positivo do diretor-geral do tribunal, Roberto Emílio Hardman, para a instalação do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral foi dado nesta semana após reunião com o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Leonardo Lívio, o chefe da seção de voto informatizado, George Bezerra Cavalcanti, e o chefe de escritório de projetos, Rodrigo Bacelar.

Com excelência na rotina de manutenção das urnas eletrônicas, a equipe da STI acredita que não será difícil obter a certificação, que deverá ser pioneira em todo o Brasil. O secretário Leonardo Lívio lembrou que apenas os tribunais regionais eleitorais de Goiás, Tocantins e Paraná utilizam mecanismos de gestão da qualidade como ferramenta de análise e de melhoria de seus processos, principalmente os denominados sistemas de gestão da qualidade (SGQ). “Poderemos ser os pioneiros na certificação da gestão”, ressaltou.

O chefe da seção de voto informatizado, George Bezerra Cavalcanti, pontuou que a metodologia de trabalho desenvolvida pelo TRE-PB na manutenção permanente das urnas é uma das mais eficientes do país. Dentre as ações, está o 2º Ciclo de Carga de Baterias e Testes Exaustivos nas Urnas Eletrônicas. “Tivemos um percentual de apenas 1,1% de urnas substituídas na eleição passada e não utilizamos nenhuma urna de lona, o que demonstra que o trabalho continuado que fazemos é uma boa prática”, afirmou.

O Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral, instituído pela Portaria nº 584/2011, surgiu a partir da necessidade de aplicação eficiente dos recursos por parte da administração pública, não deixando de atender às necessidades do cidadão. Nesse sentido, as boas práticas de gestão pela qualidade suprem essa demanda.

O Programa de Qualidade oferece um modelo que busca se adaptar ao contexto da Justiça Eleitoral ao longo do tempo, oferecendo ainda a possibilidade de certificação de reconhecimento institucional, a ser concedida após avaliações realizadas pelos próprios servidores (TSE e TREs) a partir de auditorias.

Ao todo são cinco NATUs estrategicamente instalados pelo território da Paraíba: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras. Os Ciclos de Manutenção ocorrem três vezes em ano não eleitoral e duas vezes em ano eleitoral, como estipulado pelo TSE. Em 2013, o 1º Ciclo teve início em 1º de abril e foi concluído em maio, envolvendo todas as 10.975 urnas eletrônicas do TRE-PB.