Janduhy deixa o PEN e assume comando do PTN estadual

Saída do deputado representa primeira baixa no PEN, maior bancada da Assembleia Legislativa.

Maior força da Assembleia Legislativa da Paraíba, a bancada do Partido Ecológico Nacional (PEN) sofreu a primeira baixa. O deputado Janduhy Carneiro deixou a sigla e agora é o novo presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN). Essa é a segunda vez que ele muda de partido desde que foi eleito.

O JP Online entrou em contato nesta quinta-feira (26) com Janduhy Carneiro para saber os motivos da sua mudança de partido, mas ele não quis entrar em detalhes. “Eu não vou falar sobre isso agora. Vou convocar uma entrevista coletiva para a próxima semana”, disse o deputado.

No site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) o nome de Janduhy já aparece como presidente do PTN. De acordo com a certidão de filiação, o deputado ingressou na sigla no último dia 20 de setembro.

O ex-presidente do PTN Fábio Agra explicou que o convite para Janduhy Carneiro entrar na legenda partiu dele. “Eu conversei com o deputado, ele gostou da proposta e nos últimos dias essa conversa se a afunilou. Inicialmente ele não queria assumir a presidência, mas acabou aceitando”, disse.

Agra ressaltou também que a entrada de Janduhy também tem o aval da direção nacional do PTN . “É importante que alguém com mandato chegue e comande”, ressaltou o ex-presidente. Além de Janduhy Carneiro uma outra novidade na direção do PTN é a presença do ex-presidente do PPS, José Bernardino.

O PTN durante muito tempo fez parte da gestão de Ricardo Coutinho (PSB), mas rompeu com o governador no início do ano. Com o comando de Janduhy, a tendência é que o partido se mantenha na oposição. “A única opção que o PTN não vai ter (em 2014) é Ricardo. Todas as outras candidaturas nós podemos conversar”, informou

A reportagem tentou falar com o presidente estadual do PEN, deputado Ricardo Marcelo, mas as ligações não foram atendidas. No começo da semana ele anunciou que uma reunião no próximo dia 30, onde deve ser discutido os rumos da legenda. Informações de bastidores dão conta que outros deputados também podem deixar o PEN.