Lenilson Guedes recebe Título de Cidadão Pessoense

Jornalista da Rede Paraíba recebeu homenagem na tarde desta sexta-feira (4).

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou, em sessão solene nesta sexta-feira (4), o Título de Cidadão Pessoense ao jornalista da Rede Paraíba de Comunicação Lenilson Guedes. O jornalista é natural da cidade de Cajazeiras, no Sertão Paraibano. A propositura da honraria foi do vereador Raoni Mendes (PDT).

Raoni Mendes justificou que a homenagem a Lenilson Guedes se deve à contribuição que o mesmo tem dado não só à Capital como a toda a Paraíba com o exercício do jornalismo praticado com responsabilidade e ética. “A outorga do Título de Cidadania Pessoense é um justo reconhecimento à sua atitude, adotando a Capital como sua segunda cidade e contribuindo, na medida do possível, para o seu engrandecimento e para a divulgação das potencialidades que orgulham o solo Tabajara”, falou.

O vereador ainda afirmou que se baseou na contribuição que Lenilson Guedes tem dado não só para o cenário político da cidade, mas também por fazer de seu ofício o instrumento para informar a população sobre as políticas públicas, controle social e acompanhamento de processos que envolvem instituições e recursos públicos.

Já Lenilson Guedes afirmou que o Título formaliza o sentimento de amor à cidade de João Pessoa. Ele confidenciou que sempre sonhou em se tornar filho adotivo da Capital paraibana. Ele também fez questão de enfatizar a importância do seu irmão mais velho, Nonato, na escolha de sua profissão.

“Estou feliz com a homenagem. Boa parte da minha vida foi em João Pessoa. Aqui conclui meus estudos, me casei e tive filhos. O título de cidadão pessoense é motivo de muito orgulho e só tenho que agradecer ao vereador Raoni, autor da propositura, e aos demais vereadores que aprovaram o projeto. Confesso que, se antes já me considerava filho de João Pessoa, agora tenho o documento conferido pela Câmara de Vereadores”, disse o homenageado.

Raoni Mendes ainda comentou que Lenilson integra uma tríade de jornalistas (junto com os irmãos Nonato e Linaldo), naturais da cidade de Cajazeiras que se destacaram nos meios de comunicação da Capital paraibana, pelo talento pessoal, capacidade de aprendizagem e busca permanente de atualização dos fatos e das fontes de informação.

“O desempenho à frente dos meios de comunicação e a postura correta que sempre adotou contribuíram para que Lenilson se tornasse detentor de uma das mais privilegiadas cadernetas telefônicas com fontes de informação que subsidiam a sua atuação em diferentes áreas do jornalismo. É uma figura extremamente solidária que, à frente dos microfones das emissoras em que pontua, abre espaço para que segmentos da sociedade vocalizem livremente suas reivindicações ao poder público”, afirmou Raoni Mendes.

Compuseram a mesa da sessão solene o propositor da sessão, o homenageado, o vereador Benilton Lucena (PT), que secretariou os trabalhos; o vice-prefeito de João Pessoa e jornalista, Nonato Bandeira; o superintendente da TV Cabo Branco, Guilherme Lima; e um dos irmãos do homenageado, o jornalista Nonato Guedes.

O vice-prefeito fez questão de parabenizar a CMJP e o vereador Raoni Mendes pela homenagem de reconhecimento ao talento de um profissional que deixa a marca do equilíbrio por onde passa. “Mesmo durante as lutas sindicais pelo estado afora Lenilson sempre demonstrou moderação nas ações e atitudes. Serenidade, equilíbrio e sinceridade lhe são peculiares ao conviver com os companheiros de profissão e com a população”, falou.

Breve Histórico

Lenilson Guedes reside na Capital desde a década de 1970 e atualmente é repórter de política do Jornal da Paraíba e do JP Online, além de comentarista da rádio CBN João Pessoa. O jornalista acumula nessas décadas de atuação na imprensa experiências à frente de entidades de classe, a exemplo do Sindicato dos Radialistas, e também em órgãos públicos. Ele já ocupou as funções de coordenador de rádio e TV da Secretaria de Comunicação do Estado da Paraíba, diretor de programação da Rádio Tabajara, durante oito anos, e assessor de imprensa do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).